fechar

Projetos


Folheando - Incentivo à leitura em sala de aula

A iniciativa social é realizada pela Folha do Mate, com apoio de empresas e parcerias de organizações não-governamentais e entidades. Surgiu da avaliação sobre a necessidade de aproximar o jornal e fazê-lo conhecer e popularizá-lo para as crianças e adolescentes, no ambiente da escola.

O projeto é reconhecido na comunidade por meio de ações sociais e de serviços oferecidos de forma gratuita, diretamente aos alunos nas escolas.

Está em prática desde 2009, com o objetivo de oportunizar o conhecimento integral do jornal impresso pelos estudantes e comunidade, com objetivo principal de incentivar a leitura e fomentar a utilização do jornal como ferramenta pedagógica e didática.

O projeto acontece em sala de aula, com calendário definido, junto com as disciplinas do quadro curricular. Já foram envolvidos no projeto, até 2013, 8 mil estudantes de Venâncio Aires, 610 alunos diretamente na sala de aula; 24 escolas públicas e particulares; mais de 400 professores envolvidos. 


Folha Cidadania

A iniciativa social objetiva levar para a comunidade ações sociais e serviços oferecidos de forma gratuita. É uma iniciativa realizada com parceiros e apoio de diversas entidades, instituições e empresas.

Consiste na execução de um evento em uma data do mês onde são oportunizados, por meio de voluntários, empresas privadas e entidades, diversos serviços gratuitos aos moradores das comunidades. No dia da edição do evento acontece a divulgação de reportagens sobre a localidade e região visitada.

Iniciado no ano de 2007, a ideia partiu da necessidade de aproximar o jornal Folha do Mate, a leitura e a informação, das pessoas que residem distantes do centro da cidade ? local onde geralmente acontecem atividades de lazer, serviços e comunitárias.

Por meio de parcerias, é possível levar para perto de suas casas e da famílias, atrações, informações, recreações, que, até então, não faziam parte de suas realidades e do espaço onde vivem. Todos os colaboradores do jornal Folha do Mate dedicam um sábado por mês para participar do projeto.

Até 2013 o projeto envolveu 15 mil pessoas; 40 localidades, entre bairros e interior de Venâncio Aires; três municípios da região: Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde; além de 50 apoiadores,parceiros e voluntários nas prestações de serviço.


Desapego Literário

O projeto iniciado em 2013, quando a Folha do Mate ergueu a bandeira do Ano da Sustentabilidade. A ação é um incentivo para a troca de livros, vinculada ao conceito de leitura sustentável e ao compartilhar de experiências. As estantes do Desapego Literário circulam pela cidade, em determinados eventos culturais e sociais, de maneira itinerante. Quando não estão pelas ruas, elas permanecem nas dependências da Folha do Mate, disponíveis para a comunidade realizar suas trocas. Para isso, é preciso entregar lvros em bom estado.

« Voltar