fechar

Vacinação contra o HPV acontece em seis postos da cidade neste sábado

por:
Data: 19/03/2015 | 17:14

A Secretaria Municipal da Saúde realiza neste sábado, 21, atendimento especial dentro da campanha de prevenção do câncer do colo do útero. A vacinação acontecerá em seis postos, nas unidades dos bairros Gressler, Macedo, Coronel Brito (Caic) e Santa Tecla (unidade básica e Estratégia de Saúde da Família), além do Centro Materno Infantil (posto central). A população pode procurar estas unidades das 8h às 16h30min, inclusive ao meio-dia.

Foto: Geferson Kern / AI PrefeituraESF do bairro Santa Tecla será um dos pontos de vacinação contra o HPV neste sábado
ESF do bairro Santa Tecla será um dos pontos de vacinação contra o HPV neste sábado

O atendimento especial para vacinação neste sábado é voltado a meninas de 9 a 11 anos de idade, como forma de prevenção ao papiloma vírus humano (HPV). Também podem procurar o posto as jovens que ainda receberam a segunda dose da vacina contra o vírus em 2014. Para receber a imunização, a menina deve apresentar seu cartão de vacinas e Cartão Nacional de Saúde do SUS. No ato, a garota já recebe o agendamento para a segunda dose, programada para setembro de 2015.

A vacinação para as meninas que residem na zona urbana segue até o dia 31 de março em todos os postos da cidade. Já para as jovens que moram no interior, as vacinas estão sendo aplicadas por equipe volante da Secretaria Municipal da Saúde. O câncer do colo do útero é a terceira causa de morte por câncer entre as mulheres no mundo e estudos mostram que a ocasião mais efetiva para a vacinação contra o HPV é na faixa etária entre 9 e 13 anos de idade, antes do início da atividade sexual.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires