fechar

Médica passa a atender de forma provisória na ESF Coronel Brito

por: Juliana Bencke
Data: 25/08/2018 | 14:00

Uma médica foi remanejada para atuar 20 horas semanais, no posto da Estratégia Saúde da Família (ESF), nesta semana. A medida visa atender a demanda da comunidade, que estava sem médico, há cerca de dois meses. De acordo com o coordenador das unidades de saúde de Venâncio Aires, Lucas Rios, embora seja provisória e emergencial, a atitude foi tomada enquanto aguarda-se que o profissional concursado para o cargo, assuma.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MatePosto de saúde atende comunidade do bairro Coronel Brito
Posto de saúde atende comunidade do bairro Coronel Brito

'Temos ciência que, embora não seja o ideal, é uma forma de atender uma demanda da comunidade', comenta Rios. Na segunda-feira, 20, moradores realizaram protesto no bairro e participaram da sessão da Câmara de Vereadores, solicitando atendimento médico.

O coordenador explica que, na quinta-feira, 23, foi publicada a nomeação de uma médica comunitária para atuar na ESF Coronel Brito, com carga de 40 horas semanais. Ela já é a quarta aprovada no concurso público nomeada para o cargo - os outros três não assumiram.

'Fiz contato pessoalmente com a candidata, expliquei para ela sobre a necessidade que o Município tem de suprir a vaga e enviamos e-mail, tanto com os primeiros passos, caso tenha interesse em assumir, quanto como proceder no caso da negativa. Ela ficou de pensar e avaliar, mas ainda não nos respondeu', detalha.

Equipe

O coordenador das unidades de saúde afirma, ainda, que, a exemplo da profissional que começou a atender, nesta semana, no posto do bairro Coronel Brito, uma nova médica de atenção básica deve assumir nos próximos dias e reforçar os atendimentos na rede pública de saúde. 'Teremos duas médicas de atenção básica, com 20 horas semanais, que serão fracionadas nas unidades da cidade e do interior', esclarece.

Ele também adianta que está em fase final a elaboração do edital para contratar um psiquiatra para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II). 'Além desses, ainda este ano, vamos tentar mais um profissional médico, especialista. Assim, vamos ficar com uma estrutura bem mais adequada.'

Relembre

A ESF Coronel Brito estava sem médico, há cerca de dois meses, depois que o profissional que atuava no local, pelo programa Mais Médicos, pediu demissão. Nesse meio tempo, três médicos comunitários aprovados em concurso público já foram chamados, mas nenhum assumiu. O salário básico mensal de um médico comunitário, que atua 40 horas semanais, é de R$ 14.253,92, conforme informações do Portal de Transparência do Município.