fechar

Estilo de vida pode ser o caminho para a longevidade

por: Taiane Kussler
Data: 08/04/2019 | 11:00
Fenachim

Dedicar parte do tempo para fazer alguns minutos de caminhada, fazer um passeio com a família ou pedalar de bicicleta no fim de semana podem ser alternativas para quem deseja qualidade de vida e bem-estar.

A escolha de um estilo de vida saudável sempre esteve presente na rotina da artista plástica Marta Beatriz Simão, 59 anos. Depois de já ter experimentado diferentes modalidades esportivas, como, academia, vôlei e corrida, ela adaptou outros exercícios físicos ao seu dia a dia e possui uma rotina intensa de atividades.

Todos as manhãs, Marta caminha por uma hora, faz pilates e anda de bicicleta. 'Não costumo usar o carro para ir aos lugares, faço tudo de bicicleta', afirma. A atividade física também motivou a família. 'Nos fins de semana, meu marido também me acompanha. Andamos pela cidade e pelo interior de Venâncio Aires, além de pedalar nas viagens que fizemos para outros países. Sempre optamos pelos passeios de bicicleta ou a pé para visitar os pontos turísticos', salienta.

O cuidado não é apenas voltado à rotina de exercícios. Marta também se preocupa com a alimentação. 'Faço questão de preparar a minha própria comida. Costumo equilibrar os nutrientes, com frutas, legumes e verduras', afirma. Para ela, manter hábitos saudáveis e comer nas horas certas só depende de vontade, foco e disciplina.

Para complementar a alimentação, Marta passou a inserir nutracêuticos na alimentação - produtos compostos de nutrientes que contribuem para a funcionalidade do organismo. 'Utilizo o suplemento para repor nutrientes, para ter reforço muscular e desempenhar com mais disposição as minhas atividades do dia a dia. Quero chegar bem aos 60 anos. Só quero ter saúde e ser feliz. Para mim, é isso o que mais importa.'

NUTRACÊUTICOS

De acordo com a farmacêutica Sandra Coutinho, os nutracêuticos são elaborados para complementar a alimentação, proporcionar uma melhor funcionalidade ao corpo ou acelerar o metabolismo. Os produtos podem ser utilizados para fins específicos, tanto no tratamento e prevenção de doenças, como também, para finalidades estéticas. 'O consumo de nutracêuticos aumenta a imunidade, melhora o sono e repõe os nutrientes necessários para o organismo', afirma.

A profissional também salienta que é importante fazer visitas periódicas ao médico e pedir a orientação de um farmacêutico antes de consumir o produto, que deve ser indicado de acordo com o objetivo e estilo de vida de cada um. 'Vários fatores devem ser levados em consideração, entre eles a idade, a rotina de vida e as condições de saúde', observa.

Foto: Taiane Kussler / Tudo & TodasMarta costuma ir aos lugares de bicicleta e não utiliza o carro no seu dia a dia
Marta costuma ir aos lugares de bicicleta e não utiliza o carro no seu dia a dia

Sempre gostei de me cuidar. O exercício físico me deixa feliz e quando estamos de bem consigo mesmo, transmitimos energias positivas aos outros'.
MARTA BEATRIZ SIMÃO
Artista plástica