fechar

Dia D vacinação contra a gripe é neste sábado

por: Cassiane Rodrigues
Data: 03/05/2019 | 16:00

Neste sábado, 4, ocorre o dia D vacinação em todo o país. Em Venâncio Aires, os postos de saúde localizados na cidade ficarão abertos das 8h às 16h30min. Já no interior as unidades atendem das 8h às 12h. Além disso, profissionais devem aplicar a vacina em atendimento domiciliar para pessoas que já fizeram o encaminhamento junto às unidades de saúde.  

Segundo a enfermeira responsável pelo setor de imunizações, Carla Lili Müller, a preocupação maior é aumentar o número de cobertura vacinal das crianças, que nas últimas campanhas sempre segue em baixa. Até ontem, 2, 41,6% das crianças tinham sido imunizadas no município.

O grupo mais perto de atingir a meta é o dos professores, que já teve 79% de profissionais imunizados. Já a cobertura vacinal dos demais grupos ficou em 42,4% dos idosos, 57,7% de gestantes, 34% de trabalhadores da saúde e 46% de puérperas. O município pretende vacinar 90% do público-alvo, que totaliza 22.424 pessoas. A campanha de vacinação contra a gripe segue exclusivamente para grupos prioritários até o dia 31 de maio.

PROTEÇÃO
A vacina da gripe protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A dose deste ano foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso deve ser repetida mesmo por quem já se protegeu na temporada passada. A imunização leva em torno de 15 dias para gerar proteção ao organismo, por isso a importância de se vacinar no período da campanha, antes da chegada do inverno, época do ano de maior circulação da doença.

Onde se vacinar neste sábado
8h às 16h30min
Posto Central
Gressler
Santa Tecla
ESF1 Caic
ESF2 Coronel Brito
ESF3 Macedo
Vila Mariante

8h às 12h
Vila Deodoro
Centro Linha Brasil
Santa Emília
Vila Palanque
Linha Tangerinas