fechar

Comunidade pode realizar testes gratuitos de HIV neste sábado

por: Juliana Bencke
Data: 30/11/2018 | 18:10
Foto: Cesar Brustolin / Fotos PúblicasTestes rápidos serão realizados no Viasul Strip Center
Testes rápidos serão realizados no Viasul Strip Center

Em alusão ao Dia Mundial da Luta contra a Aids, serão oferecidos testes rápidos do vírus HIV, neste sábado, 1º. Os exames gratuitos serão realizados no Ônibus da Saúde, das 8h30min às 12h, no pátio do Viasul Strip Center, no bairro Cruzeiro. Se não chover, a programação contará com mateada e apresentações artísticas.

A coordenadora do Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas (Cadi), Solange Sehn, reforça o convite para que pessoas que nunca realizaram o teste, façam o exame. 'Estamos completando 30 anos do Dia de Luta contra a Aids e há muito o que comemorar, com o avanço do tratamento e do diagnóstico. Hoje, a estimativa é de que 75% das pessoas que têm aids já estejam diagnosticadas. O objetivo é chegar a 90%, em 2020. Quanto antes o diagnóstico e o tratamento, melhor', enfatiza. 

Atualmente, 310 pessoas realizam tratamento para aids, no Cadi de Venâncio Aires. Em 2017, foram notificados 30 novos casos e, neste ano, já foram 22. O teste para diagnóstico é oferecido gratuitamente, em todas as unidades de saúde. Além disso, todo o tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).