fechar

Casos de gripe aumentam procura pelo álcool gel

Produto é uma das opções para as pessoas se prevenirem da doença

por: Kethlin Meurer
Data: 10/06/2016 | 08:33
Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateHigienizar bem as mãos e fazer uso do álcool gel é uma forma de se manter imune a várias doenças
Higienizar bem as mãos e fazer uso do álcool gel é uma forma de se manter imune a várias doenças
Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateDona Cleonira conta que uma vez por mês tem o hábito de comprar o álcool gel em farmácia
Carin comenta que, neste ano, as pessoas estão mais cuidadosas com a saúde

Todo mundo preza por uma boa saúde e quer estar bem para realizar as tarefas do dia a dia. Contudo, para isso, é preciso se cuidar, o que inclui manter uma boa alimentação e, ainda, se imunizar como forma de evitar doenças. Com o frio das últimas semanas, a necessidade de levar a imunização e prevenção mais a sério é ainda maior.

Uma das opções para se prevenir da gripe é o uso do álcool gel. A procura do produto tem aumentado muito nas farmácias de Venâncio. De acordo com o gerente de uma farmácia do município, Rodrigo Reiter, em relação ao mesmo período do ano passado, a busca pelo álcool gel cresceu 20%. Na opinião dele, isso ocorreu porque em 2015 não houve surtos de gripe A como neste ano.

Em uma outra farmácia de Venâncio a situação é semelhante, pois a procura pelo álcool gel cresceu 90% desde que começaram a ser noticiados as mortes por gripe A no Rio Grande do Sul em início de abril. Conforme a farmacêutica Carin Rehbein, a busca se intensificou ainda mais em Venâncio quando foi registrada a primeira confirmação da gripe A no município, em 18 de maio.

Além do álcool gel, há quem opta, também, por outras formas de prevenção contra gripe e resfriado, por exemplo. Neste caso, bálsamo alemão e própolis são alternativas de prevenção. Segundo Carin, quando a pessoa apresenta sintomas destas doenças, acaba buscando por antigripais e xaropes.

Uso constante
do álcool gel
A agricultora Cleonira Konzen esteve na tarde de quarta-feira em uma farmácia de Venâncio e contou à reportagem que não abre mão de

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateDona Cleonira conta que uma vez por mês tem o hábito de comprar o álcool gel em farmácia
Dona Cleonira conta que uma vez por mês tem o hábito de comprar o álcool gel em farmácia

utilizar o álcool gel. Há cerca de dois anos Cleonira compra uma vez por mês o produto e, segundo ela, o uso dele é muito importante, pois é uma forma de preservar a saúde das pessoas.

Em dias com temperatura baixa, ela também opta por se agasalhar bem para não passar frio e nem ficar doente. 'Também cuido para não andar na cerração, porque faz mal', comenta. Conforme Dona Cleonira, um chá quentinho também não pode faltar.

Álcool gel
O produto é capaz de matar bactérias e tem mesmo efeito que lavar as mãos com água, pois elimina micro-organismos. O álcool gel é capaz de prevenir a gripe, resfriado e doenças de pele, como furúnculos e outras infecções.

Higienização é fundamental

Conforme a médica infectologista de Venâncio Sandra Knudsen, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e ter hábitos corretos de higienização são formas de também se manter imune a doenças. De acordo com a profissional, lavar as mãos com frequência, usar álcool gel e evitar contato com pessoas doentes, por exemplo, também são medidas importantes.

Nesta época do ano é comum ver muitas pessoas com resfriado ou gripe. Sandra explica que isso ocorre, porque toda a mudança brusca de temperatura modifica a mucosa respiratória, o que faz esta ficar mais suscetível à invasão de algum vírus ou bactéria. O fato das pessoas ficarem mais aglomeradas também contribui para uma maior propagação dos micro-organismos.