fechar

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo não abrange adultos

por: Juliana Bencke
Data: 09/08/2018 | 10:00
Foto: Cassiane Rodrigues / Folha do MateCrianças têm até dia 31 para receberem a imunização
Crianças têm até dia 31 para receberem a imunização

Ao contrário de informações que circulam pela internet e em grupos de WhatsApp, adultos não integram o público-alvo da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, que começou na segunda-feira, 6, e se estende até dia 31. 

A coordenadora do setor de Imunizações de Venâncio Aires, Carla Lili Müller, explica que, embora pessoas de até 29 anos devam receber duas doses da tríplice viral - que protege contra sarampo, rubéola e caxumba -, e quem tem entre 30 e 49 anos deva receber uma dose da vacina, no período da campanha, a imunização é restrita a crianças. 

'Não recebemos doses a mais. A orientação é para que pessoas procurem os postos depois que a campanha terminar', explica. Ela esclarece que, da mesma forma, o Dia D, marcado para 18 de agosto, é voltado exclusivamente para crianças de até cinco anos incompletos. 

A expectativa é imunizar 2.889 crianças, em Venâncio Aires. Ao todo, 12 postos, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) disponibilizam as vacinas, no município. Para se imunizar, é preciso apresentar caderneta de vacinas e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pontos de vacinação

- Posto de saúde Central

- ESFs Santa Tecla, Gressler, Tabalar, Macedo, Caic e Mariante

- UBSs Santa Tecla, Gressler, Santa Emília, Centro Linha Brasil e Vila Deodoro.