fechar

Vale Verde conquista a 1ª Cooperativa Escolar com incentivo da Sicredi Vale do Rio Pardo

por: Four Comunicação
Data: 20/10/2016 | 18:45

'Construindo juntos uma educação de qualidade'. Esta frase estampa um cartaz que se encontra na entrada da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nero Pereira de Freitas, de Monte Alegre, interior de Vale Verde. Ela tem tudo a ver com esta quinta-feira, 20, quando aconteceu nas dependências da escola, a fundação da Cooperativa Escolar Verde Vale, primeira do município.

O projeto, inserido dentro do Programa A União Faz a Vida, tem incentivo da Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo. 'É a segunda cooperativa escolar na abrangência da Sicredi Vale do Rio Pardo. Esta é uma conquista desta comunidade, que acolheu a proposta de construção de um mundo melhor', destacou o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry.

A Assembleia de Fundação foi conduzida pelos estudantes sócios fundadores da cooperativa escolar. Durante a sessão, os convidados puderam assistir à apresentação de dança gaúcha dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Izabel, de Vale Verde, aprovação do Estatuto, eleição da diretoria para a gestão 2016/2018, homenagem e pronunciamentos. Como presidente foi eleita a estudante Thauane Dorneles Porto, 13 anos, e como vice, Erik Rafael Pereira Franco, 14 anos. 'Nosso objetivo é ter mais conhecimento, ajudar a escola e aprender mais sobre cooperativismo. Espero que a cooperativa nos traga muito sucesso', declarou a presidente.

Durante pronunciamento, o presidente Petry salientou sobre o incentivo ao cooperativismo, empreendedorismo rural, futuro dos jovens líderes e o papel da escola em acompanhar o projeto. 'A Sicredi busca cumprir sua missão em contribuir para elevar a qualidade de vida das comunidades. A cooperativa escolar é uma renovação da esperança por uma sociedade muito melhor enquanto formadora de líderes positivos, solidários e de espírito cooperativo', ressaltou.

'Nossa meta é termos muito em breve, pelo menos uma cooperativa escolar em cada município de nossa abrangência', projetou. Na ocasião estavam presentes também o vice-presidente Pedro Thessing, diretores executivos, gerentes de Unidades de Atendimento e colaboradores da Sicredi Vale do Rio Pardo.

O evento ainda contou com a presença da diretora da EMEF Nero Pereira de Freitas, Priscila Macedo de Campos, professores, familiares, imprensa e autoridades, como o prefeito de Vale Verde, Ricardo André de Azeredo. Como convidados estavam membros da Cooperativa Escolar Brotando da Terra, da EMEF Guararapes, em Linha Almeida, interior de Sinimbu, fundada em 11 de abril deste ano. E representantes da futura Cooperativa Escolar Semeando Sonhos, da EMEF Maurício Cardoso, de Linha Pinhal, em Herveiras, que deverá ser instituída em novembro.

PROJETO

A Cooperativa Escolar Verde Vale, que envolve 35 alunos, do 6º ao 9º ano, é coordenada pela professora Rejane Baierle. 'Hoje é um dia especial. Vamos trabalhar e muito para que a cooperativa seja um sucesso', frisou Rejane. Os objetos de aprendizagem da mais nova instituição serão horta orgânica e a produção de rapaduras. Uma pequena amostra dos doces foi entregue como brinde e lembrança ao final do evento nesta quinta-feira. O grupo já traçou mais três objetivos: rede sem fio de internet liberada para todos os estudantes da escola; viagem de estudo à Nova Petrópolis; e pintura da quadra de esportes do educandário.

Desde abril, com o auxílio da assessoria de Programas de Relacionamento da Sicredi VRP, representada pelos colaboradores Marco Antonio da Rocha e Fabiana Bartholomay, eles estão trabalhando na definição dos detalhes legais para a fundação e identidade institucional e visual da cooperativa escolar. O coordenador das Cooperativas Escolares da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, professor Everaldo Marini, que contribuiu com o processo, esteve presente durante a Fundação. 'O processo de construção é uma forma de aprendizado. Um projeto que envolve muitas áreas do conhecimento', enfatizou ele. Segundo Marini, esta é a 71ª cooperativa escolar criada no Rio Grande do Sul.