fechar

Uma paixão que une pai e filho em Vale Verde

por: Claudio Froemming
Data: 20/11/2018 | 09:58
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateSamir e o filho Bruno trabalhando no mais novo projeto, um triciclo
Samir e o filho Bruno trabalhando no mais novo projeto, um triciclo
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateSamir Pascos Reis e seu filho Bruno são apaixonados pelos antigos e pela criação de veículos com material reutilizado
Samir Pascos Reis e seu filho Bruno são apaixonados pelos antigos e pela criação de veículos com material reutilizado

O servidor público Samir Pascos Reis de 38 anos e seu filho Bruno de 14 anos são dois apaixonados por criação e restauro de veículos antigos, tanto é que o passatempo dos dois é construir bicicletas, motocicletas e triciclos que remetem ao passado.

'A inspiração veio de um primo do meu pai Alci, que morava em Santo Amaro e que criava brinquedos, principalmente máquinas e tratores, o que me levou a querer criar também. Lembro bem que os brinquedos que eu mais gostava na minha infância e adolescência sempre foram os que eu mesmo construia, e isso, só foi aumentando com o passar dos anos', destacou Reis.

Porém a habilidade do servidor público não fica só em criação e construção, mas sim, em restaurar veículos antigos, sendo que sua primeira restauração foi de uma motocicleta Honda ML 125 cc. Depois trocou por uma Honda CB 400 cc, a qual também foi totalmente recuperada e restaurada e um automóvel Chevrolet Opala SS, os quais ele tem o maior orgulho de tê-los recuperados e otimizados, para seu uso e contemplação.

Samir já construiu até um mini trailer, que serve para dormitório quando vai em eventos de carros e motos antigos pela região. Pai e filho também construíram um tracker, um pedalinho e uma bicicleta estilo chopper. 'Eu me inspirei no meu pai e também adoro tudo que é antigo e que é inventado por nós. Andar pelas ruas com algo que não existe igual, que é único e original', me deixa muito feliz', disse o garoto Bruno.

O mais atual projeto que está em construção é um triciclo que usa motor e caixa de fusca e é totalmente adaptado em um esquadro feito e soldado por pai e filho. 'Tudo que fazemos tem custo baixo, porque reutilizamos materiais que não servem mais, e então, nossas construções são únicas e ficam com nosso jeito e estilo', explicam os dois.

Quando o triciclo da dupla estiver pronto, o próximo projeto será a construção de um motorhome, que é o maior projeto de todos, e que poderá levar bastante tempo, destaca Samir Reis, já que o material a ser usado terá que ser encontrado em sua maioria nos ferro-velhos da região.

'Eu tenho a ferrugem no sangue, e isso é uma paixão que me faz gastar meu tempo livre em projetos desse tipo, e ainda, conto com o apoio do meu filho, o que me entusiasma mais ainda', conclui Samir Pascos Reis, que é casado com Juliane Dick e tem mais uma filha chamada Brenda.