fechar

Um banho de mar diferente para a pequena Helena

por: Claudio Froemming
Data: 01/02/2019 | 10:48
Foto: Claudio Froemming / divulgaçãoHelena Müller Toillier experimentou uma sensação nova em sua vida, ao entrar no mar em uma cadeira adaptada conduzida por profissionais
Helena Müller Toillier experimentou uma sensação nova em sua vida, ao entrar no mar em uma cadeira adaptada conduzida por profissionais

Na semana passada, a cadeirante Helena Müller Toillier, 12 anos, que é portadora de meningocele, experimentou uma sensação nova em sua vida, ao entrar no mar em uma cadeira adaptada para esta finalidade, conduzida e protegida por dois servidores públicos que atuam em projetos de assistência e inclusão social. Os pais Fernando e Gloria e a irmã de Helena, Olga, que moram em Vale Verde, acompanharam emocionados a entrada da adolescente no mar, onde ela pode curtir as ondas mais altas sem riscos.

O trabalho é oferecido aos banhistas pela equipe da Faders, onde a Prefeitura de Arroio do Sal disponibiliza os profissionais e o Governo do Estado oferece todo o suporte necessário. A família encontrou o serviço neste balneário porque passavam férias no local, mas outras praias também disponibilizam desta oportunidade aos cadeirantes.

A equipe ainda oferece surf adaptado com pranchas que possuem bordas de proteção, sendo que profissionais treinados garantem segurança às pessoas que desejam conhecer este esporte e experimentar uma nova sensação.

'Foi muito legal e diferente, algo que eu não conhecia, e espero poder repetir em uma próxima oportunidade', relatou a jovem Helena. Os familiares enalteceram o trabalho oferecido aos veranistas gratuitamente e disseram ser algo digno de reconhecimento e gratidão. 'O Zé e a Karine foram de uma atenção e profissionalismo elogiável, tanto é que nos sentimos super seguros vendo nossa filha entrar no mar com eles', destacou a mãe da menina.