fechar

Sítio Buraco Fundo em Vale Verde recebe evento inédito de gastronomia da Unisc

por: Claudio Froemming
Data: 27/11/2017 | 23:20
Fenachim
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateEquipe Dourados
Equipe Dourados
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateEquipe Dourados foi a vencedora do concurso de gastronomia
Equipe Dourados foi a vencedora do concurso de gastronomia
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateEquipe Itacolomy
Equipe Itacolomy
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateEquipe Monte Alegre
Equipe Monte Alegre
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateCozinheiros de Vale Verde fizeram uma galinhada para os convidados
Cozinheiros de Vale Verde fizeram uma galinhada para os convidados
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateMomento em que os pratos eram avaliados
Momento em que os pratos eram avaliados
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateAlunos de gastronomia, e turismo da UNISC com os avaliadores e convidados do Sitio Buraco Fundo
Alunos de gastronomia, e turismo da UNISC com os avaliadores e convidados do Sitio Buraco Fundo
Foto: Claudio Froemming / Folha do MatePalestra tratou do turismo rural
Palestra tratou do turismo rural

Alimentos que fazem parte do cotidiano dos agricultores foram transformados em pratos requintados durante um evento inédito realizado em Vale Verde no último domingo, dia 26. Os alunos do curso de gastronomia da UNISC enfrentaram o desafio de cozinhar fora do ambiente da Universidade, participando da primeira edição do Festival de Gastronomia do Sítio Buraco Fundo.
Além da cozinha do Sítio, os estudantes utilizaram estruturas montadas especialmente para o concurso, desafiando a criatividade e a capacidade de improviso. Em grelhas adaptadas sobre tijolos, ao ar livre, ou em fogões industriais colocados no galpão e no quiosque, os alunos prepararam entradas, pratos principais e sobremesas, que foram avaliados por 13 jurados. Entre os avaliadores, estavam personalidades renomadas do turismo e da gastronomia, além de empresários, políticos e jornalistas.
O grupo de 16 alunos foi dividido por sorteio em três equipes, batizadas com nomes de localidades próximas do Sítio: Dourados, Monte Alegre e Itacolomy. Ao final do concurso, o presidente da comissão avaliadora, Indio Cândido, anunciou os vencedores. A equipe Dourados atingiu a maior pontuação, vencendo nas categorias melhor equipe, melhor prato principal e sobremesa.
Todos os ingredientes utilizados na elaboração dos pratos eram produzidos na região. Produtos como queijos, carnes, cachaça artesanal, frutos e legumes orgânicos foram harmonizados com requinte, em receitas inovadoras e criativas. Os pratos vencedores serão incorporados ao cardápio do Sítio Buraco Fundo e servidos aos hóspedes que vêm, principalmente, de grandes centros urbanos.
A idealizadora do concurso, Luciana Antonia Tremea, que é coordenadora do curso de turismo da UNISC e professora da disciplina de mercado e hospitalidade de gastronomia, conta que a atividade desenvolvida foi um desafio para os dois cursos, já que os alunos precisaram deixar a estrutura que possuem na universidade e se adaptar à realidade encontrada no Sitio Buraco Fundo.
'A ideia foi realizar um evento parecido com o Master Chef e que deu muito certo. O objetivo era colocar os alunos em contato com uma nova realidade, onde sofreram pressão, pois tiveram que produzir seus pratos com os equipamentos disponíveis e com horários determinados. Isso reproduziu o que eles irão encontrar na profissão e na prática', destacou a coordenadora.
Segundo Luciana Tremea, a ideia de promover o evento surgiu após contatos com a proprietária do Sítio Buraco Fundo, Paula Kist, que já havia recebido estudantes da UNISC para outras experiências. Assim como os graduandos da gastronomia, os alunos do curso de turismo também puderam exercitar suas habilidades, recepcionando os convidados.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Vale Verde e de diversos parceiros do Município e região, que doaram produtos e serviços. O prefeito Carlos Gustavo Schuch participou do evento com a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Rovena Dettenborn e servidores da pasta, que auxiliaram de diversas formas.
'Estamos imensamente felizes por receber um evento desta grandeza em Vale Verde. Só temos que agradecer a todos e parabenizar a Paula Kist pela iniciativa, e por possuir um local tão agradável e diferenciado, que traz turistas da região, de vários estados do Brasil e até do exterior', enalteceu o prefeito.

Palestra - À tarde, o Sítio recebeu empreendedores no ramo do turismo rural, vindos de diversos municípios da região, além de Vale Verde, para assistirem a uma palestra ministrada por três pessoas que possuem larga vivência no turismo rural e de experiência: Ivane Maria Remos Fávero, Rosane Tremé e Indio Cândido.
Eles falaram sobre as possibilidades do setor, as dificuldades, as experiências que estão dando certo, as diversas formas de empreender, a importância da internet na divulgação dos empreendimentos, e a satisfação de quem trabalha e vive do turismo. Ao final, os assistentes da palestra puderam fazer perguntas e trocar ideias com os palestrantes.
A proprietária do Sítio Buraco Fundo, Paula Kist, salientou que o propósito do evento é valorizar os produtos locais e fortalecer o turismo rural em Vale Verde e região. "Incentivar outros empreendedores a atuar neste setor foi um dos principais objetivos da palestra, além de promover o Sitio e as belezas do Município. Vale Verde abraçou o evento, onde vários produtores doaram os produtos para utilizar nos pratos, isso mostra a receptividade dos moradores e a vontade de se tornar num forte destino de turismo rural do estado. Tivemos muitos apoiadores como Venax, Bendo Alimentos, Unisc, comércio local e da prefeitura, que não mediu esforços para ajudar com mão de obra, melhorias de acesso e recepção aos jurados, disse ela. O sucesso deste evento, com tantos nomes de referência no turismo mostra o potencial deste mercado que cresce cada vez mais na contra-mão da crise', afirmou Paula.

*Palestrantes:
*Ivane Fávero - turismóloga, especialista em gerenciamento do desenvolvimento turístico e em gestão pública. Possui MBA em marketing pela Washington University e mestre em turismo;
*Rosane Tremea- jornalista e editora da Zero Hora
*Indio Cândido - Profefessor, gastrônomo, turismólogo, especialista em turismo rural e de experiência, consultor hoteleiro, escritor com mais de 30 livros publicados na área.

*Comissão avaliadora concurso gastronomia: Ivane Fávero, Rosane Tremea, Indio Cândido, Elenara Viera, Heitor Petry, Caio Baierle, Marinês Bock, Angélica Diefentaler, Mônica Moraes, Carla Lavínia, Ike (Luis Henrique Kühn), Rosane Petry e Juliana Bendo Alimentos.