fechar

Sitio Buraco Fundo de Vale Verde e Casa do Morango de Passo do Sobrado em destaque na Expoagro

por: Claudio Froemming
Data: 20/03/2018 | 00:31
Fenachim
Foto: Claudio Froemming / divulgaçãoNovos bangalôs construídos oferecem rusticidade com requinte e contato com o meio ambiente
Novos bangalôs construídos oferecem rusticidade com requinte e contato com o meio ambiente
Foto: Claudio Froemming / divulgaçãoCasal Silvia Regina Baierle da Silva e José Eloir Azeredo (Dunga) apostaram nos morangos sem agrotóxicos e colhem os frutos do investimento
Casal Silvia Regina Baierle da Silva e José Eloir Azeredo (Dunga) apostaram nos morangos sem agrotóxicos e colhem os frutos do investimento

A partir de hoje acontece a Expoagro Afubra 2018, maior feira voltada à agricultura familiar do Brasil, sendo que todos os anos, a Emater escolhe um destino de turismo rural do estado, para compor um espaço na entrada do estande da entidade, sendo que neste ano o Sitio Buraco Fundo de Vale Verde e a Casa do Morango de Passo do Sobrado foram os convidados.
Segundo Marines Bock, supervisora da microrregional de Soledade e coordenadora do espaço do turismo e artesanato rural na Expoagro, a Emater tem várias parcelas, e uma delas é a do turismo rural, onde é aberto um espaço para as rotas de turismo. Porém neste ano pela primeira vez, foi aberto para empreendimentos que trabalham com o turismo rural.
'Sendo assim convidamos o Sítio Buraco Fundo e a Casa do Morando, que estarão mostrando seu potencial em um espaço amplo, onde poderão reproduzir um pouco do que o cliente vai encontrar se for conhecer um destes empreendimentos', explicou Marines. Segundo ela um dos objetivos é demonstrar a função da Emater no turismo rural, onde a entidade presta orientação, como no caso dos morangos e das hortaliças produzidas nos dois estabelecimentos.
A supervisora destacou que outros produtos e empreendimentos de Passo do Sobrado e Vale Verde também estarão em evidência como das agroindústrias legalizadas e de produtos mais aprimorados como as cachaças Quebra Bico e Superior.
SÍTIO BURACO FUNDO
Iniciou suas atividades no final de 2015 onde duas gerações uniram seus conhecimentos, sendo a proprietária Paula Kist com sua experiência hoteleira e sua avó Cecília Kist, com a experiência gastronômica. Neste curto período o empreendimento já recebeu hóspedes de diversas cidades, estados e países, como Portugal, França, Argentina e Suécia.
Com atendimento familiar os hóspedes dividem o Sitio e as refeições com a família. A proposta é diferenciada para adultos que precisam descansar da vida agitada. No último ano, o empreendimento investiu na construção de dois bangalôs com varanda, banheiro integrado com jardim, designer rústico proporcionando mais conforto e privacidade aos hóspedes, que tem a opção de fazer as refeições em meio à natureza.
O 'nadismo' é a proposta que se completa com mimos e guloseimas, preparadas com orgânicos do sítio e produtos coloniais da região, que de forma simples e caseira, da avó Cecilia, oferece deliciosas refeições preparadas no fogão a lenha.
CASA DO MORANGO
Localizada em Potreiro Grande, interior de Passo do Sobrado, é um dos poucos locais do município e da região que produz morangos sem agrotóxicos o ano inteiro. De propriedade de Silvia Regina Baierle da Silva e José Eloir Azeredo (Dunga) a produção teve início em 2010 é comercializada em toda região, onde clientes fixos mantém uma compra mensal necessária para a manutenção financeira do casal.
Eles deixaram o trabalho com carteira assinada na cidade e optaram por uma vida no campo, onde produzem diversas culturas para sua subsistência e de forma saudável. O local recebe visitantes que queiram conhecer a produção bem como para quem deseja comprar morangos fresquinhos colhidos na hora. O casal tem plantados 15 mil pés da fruta e colhe em torno de 8 mil quilos por ano.