fechar

Secretaria de Saúde de Passo do Sobrado promove ação sobre o Uso Racional de Medicamentos

por: Claudio Froemming
Data: 02/05/2017 | 22:40
Foto: Claudio Froemming / divulgaçãofarmacêutica Greice Dettenborn acompanha de perto a validade dos medicamentos
farmacêutica Greice Dettenborn acompanha de perto a validade dos medicamentos

O Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei nº 14.627/14, instituiu a Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos, realizada no período de 05 a 11 de maio. Nestes dias, ocorrem ações de conscientização para a população gaúcha sobre o consumo adequado de medicamentos e os riscos da automedicação.
Na Secretaria Municipal de Saúde de Passo do Sobrado, estão programadas inúmeras atividades coordenadas pela farmacêutica Greice Dettenborn em alusão à Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos. A farmacêutica percorrerá as salas de espera dos postos de saúde para conscientizar a população sobre a importância do uso racional de medicamentos. Nos dias 5, 8 e 11 haverá a participação da profissional nos grupos do Projeto Pratique Saúde, com realização de atividades educativas.
Durante a Semana, também será lançada a Campanha de Conscientização sobre o Descarte Correto de Medicamentos Vencidos, sendo que a Farmácia Municipal conta com local apropriado para realizar este descarte. A orientação da farmacêutica Greice é para todos verificarem nas suas casas se possuem medicamentos vencidos e levar até a Farmácia.
'Medicamentos vencidos podem causar reações adversas graves e intoxicações. E o descarte destes pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos, o solo e os animais', explica a profissional.