fechar

Resolução aprovada no Legislativo cria o cargo de Líder de Governo em Passo do Sobrado

por: Claudio Froemming
Data: 17/06/2017 | 13:22
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateAiro Fonseca quer ser o Líder de Governo, mas o prefeito ainda não confirmou seu nome
Airo Fonseca quer ser o Líder de Governo, mas o prefeito ainda não confirmou seu nome

A Câmara aprovou por unanimidade na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 12, uma resolução de autoria do vereador Airo Fonseca (PTB) e assinada pelos demais parlamentares, que cria o cargo de Líder de Governo na câmara. Agora o prefeito poderá indicar um vereador para representá-lo no Legislativo, atuando nesta função.
Das atribuições que competem ao Líder de Governo estão: dispor da comunicação urgente de líder apenas para a defesa de interesse do governo; manifestar-se nas comissões, para esclarecer matérias de iniciativa da prefeitura, quando solicitado ou por iniciativa própria e fazer a interlocução com o executivo para esclarecimentos.
Também atender à diligências e, se for o caso, modificação de matérias que estejam em tramitação na câmara e que sejam de iniciativa do prefeito; poderá ainda requerer o arquivamento e desarquivamento de matérias de iniciativa da prefeitura e participar de reunião da mesa diretora, quando houver convocação.
O Regimento Interno da Câmara Municipal embora devesse, não contemplava a possibilidade de indicação de líder por parte do governo, prevendo apenas a indicação de líderes de bancada. Agora a mesa diretora da câmara aguarda pelo comunicado oficial do prefeito Helio de Queiroz nomeando seu líder de governo. Em contato com o chefe do Executivo foi informado que a questão está sendo analisada, e que ainda não tem nada definido.