fechar

Projeto que nomeia ginásio em Passo do Sobrado como Armindo Dettenborn é retirado da pauta

por: Claudio Froemming
Data: 29/11/2017 | 10:00
Foto: Claudio Froemming / divulgaçãoArmindo Dettenborn foi um líder comunitário que deixou diversas contribuições para Passo do Sobrado
Armindo Dettenborn foi um líder comunitário que deixou diversas contribuições para Passo do Sobrado

Na última sessão da Câmara realizada segunda-feira, dia 27, o Projeto de autoria da vereadora Nubia Kaufmann Bartz (PDT), que estava em vistas com o vereador Valdir Pacheco (PTB), foi retirado da pauta pela autora, a pedido da família do homenageado. Conforme Núbia, não deram o merecido reconhecimento ao Projeto, e por isso, ela e a família optaram por desistir da votação.
'Como alguns poucos munícipes fizeram um abaixo-assinado se mostrando contrários à homenagem, e mesmo que essas pessoas não tenham mostrado a cara, prefiro voltar atrás, e não expor à possíveis constrangimentos uma família tão digna de merecimento, que inclusive se faz presente aqui hoje', justificou a vereadora.
Em seu discurso na Tribuna da Câmara ela lembrou de todas as contribuições de Armindo Dettenborn (in memorian) para a comunidade de Passo do Sobrado. 'Na verdade este homem era muito maior do que esta simples homenagem, e por isso, aceitei o pedido da família pela retirada do Projeto da Câmara', lamentou Nubia Bartz.

Legado - Armindo Dettenborn Foi diversas vezes presidente do Circulo de Pais e Mestres (C.P.M.) da escola local e auxiliou a comunidade onde residiu, na construção da Igreja e do salão de festas. Foi presidente e ocupou diversos cargos na diretoria da comunidade. Lutou pela instalação de luz elétrica, de telefones e por bolsas de estudos aos alunos junto ao Colégio Rui Barbosa.
Enquanto político, fez parte da Comissão Emancipacionista de Passo do Sobrado tendo sido também vereador no Município de Rio Pardo, assim como em Passo do Sobrado na 1ª legislatura, onde foi eleito com o maior número de votos naquela eleição. Foi o primeiro Presidente da Câmara, auxiliando durante o seu mandato na elaboração da Lei Orgânica e dos estatutos inaugurais do Município. Até o ano 2015, ainda que fragilizado pela idade e pelas adversidades da vida, foi presidente do Conselho de Desenvolvimento de Passo do Sobrado (Codepasso). ´