fechar

Projeto aprovado aumenta perímetro urbano de Passo do Sobrado

por: Claudio Froemming
Data: 07/03/2018 | 14:00
Foto: Claudio Froemming / divulgaçãoMapa mostra nova área que passa a ser perímetro urbano em Passo do Sobrado
Mapa mostra nova área que passa a ser perímetro urbano em Passo do Sobrado

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade na sessão ordinária da segunda-feira, 5, um projeto de lei que autoriza o Executivo a aumentar a área urbana do município, que fica ampliada em 1.600 metros de extensão com 120 metros de largura ao longo da continuação da Avenida Alberto Jacobsen. A nova demarcação terá 60 metros para cada lado do eixo da via, bem como fica ampliada em 240 metros de extensão com 70 metros de largura área disposta à direita da via.
O Poder Executivo poderá, após estudo técnico, no caso de exigência e para maior adequação no momento da implantação, fazer as necessárias adequações do traçado viário, desde que não destoe das diretrizes gerais nela consubstanciadas. A ampliação da área urbana vai em direção ao sul da cidade, de encontro às localidades de Passo da Mangueira, Potreiro Grande, Capela dos Cunha e João Maura.
Na nova área urbana constituída pelo projeto já existem diversas residências e comércios como de combustíveis, mercado, madeireira, oficina mecânica e distribuidora de gás de cozinha, entre outros. Também há rede hídrica, iluminação pública e parte com pavimentação asfáltica. É um local de circulação intensa de veículos para o interior e também para Rio Pardo.
Um dos objetivos da Administração Municipal também é de direcionar o desenvolvimento urbano no sentido contrário à rodovia ERS-405, que fica em direção oposta, evitando a travessia urbana de rodovia, que se torna fator gerador de acidentes, principalmente atropelamentos e colisões.
O prefeito Helio de Queiroz justificou que além de vários benefícios oriundos da aprovação do projeto, havia a necessidade de ampliar a área urbana, uma vez que o município possui projeto aprovado e recursos garantidos junto ao Ministério das Cidades para pavimentação, sendo que a via precisa estar em perímetro urbano para a liberação.

'Ao todo serão pavimentados 667 metros lineares da via, compreendendo mais de 6 mil metros quadrados de pavimentação com drenagem pluvial, esgoto cloacal e passeios públicos, trazendo de vez a urbanização total da região, fomentando o desenvolvimento econômico e social do município, bem como melhorando a qualidade de vida das pessoas que residem na região', justificou o prefeito no projeto aprovado pelo Legislativo.