fechar

Prefeitura de Vale Verde e Bombeiros Voluntários perto de um acordo

por: Claudio Froemming
Data: 10/05/2017 | 10:40
Fenachim
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateVice-prefeito Roque Eisermann, secretário de obras, Frederico Toillier e o prefeito Gustavo Schuch, trataram do convênio com o presidente dos Bombeiros Voluntários, Vilmar Shimuneck
Vice-prefeito Roque Eisermann, secretário de obras, Frederico Toillier e o prefeito Gustavo Schuch, trataram do convênio com o presidente dos Bombeiros Voluntários, Vilmar Shimuneck

Na manhã da segunda-feira, dia 08, o prefeito Gustavo Schuch juntamente com o vice-prefeito Roque Eisermann e o secretário de obras, Frederico Toillier, receberam a visita do presidente dos Bombeiros Voluntários de Passo do Sobrado, Vilmar Shimuneck. O movito do encontro foi tratar sobre o convênio entre as partes para que o Município seja atendido novamente pela entidade.
A prefeitura fez uma proposta de pagar R$ 10 mil por ano até o final deste mandato. Já o presidente não descartou a oferta e afirmou que levará a mesma para apreciação dos demais bombeiros voluntários, que em conjunto irão decidir se aceitam a oferta, ou se irão fazer uma contraproposta. Conforme explicou Shimuneck, a proposta inicial foi de R$ 20 mil por ano, mesmo valor que é pago pela prefeitura de Passo do Sobrado.
O secretário Frederico Toillier e o prefeito Gustavo Schuch argumentaram que o valor seria muito alto se comparado com a população de Vale Verde, que tem menos da metade do Município vizinho. 'Além disso, conforme informações do presidente, Vale Verde representa apenas 25% dos atendimentos, e portanto, o valor que estamos oferecendo é proporcionalmente maior que o número de atendimentos', destacou o chefe do executivo.
O prefeito Gustavo Schuch explicou que houve uma demora no acerto com os bombeiros, porque os recursos não foram projetados no orçamento elaborado pelo governo passado. 'Temos total interesse em acertar uma parceria, porém dentro das nossas possibilidades financeiras', disse ele. Solicitou que os bombeiros retomassem o atendimento tendo em vista o iminente acerto entre as partes.
Porém Shimuneck explicou que só poderá voltar a dar atendimento quando o convênio for assinado, pois estaria entrando no espaço dos bombeiros de Santa Cruz do Sul sem o respaldo do convênio. A parceria entre Bombeiros Voluntários e prefeitura de Vale Verde existe desde 2010, sendo que só não foi efetuada nos anos de 2013 e 2014.