fechar

Operação Golfinho no Balneário Monte Alegre inicia com guarda-vidas de Vale Verde

por: Claudio Froemming
Data: 04/01/2019 | 15:01
Foto: Claudio Froemming / Folha do MatePrefeito Carlos Gustavo Schuch e o secretário de Obras Emir Rosa da Silva foram até o Balneário Monte Alegre para dar as boas vindas aos guarda-vidas Guilherme Schuch e Flávio Heinrich
Prefeito Carlos Gustavo Schuch e o secretário de Obras Emir Rosa da Silva foram até o Balneário Monte Alegre para dar as boas vindas aos guarda-vidas Guilherme Schuch e Flávio Heinrich

No dia 29 de dezembro teve início a Operação Golfinho no Balneário Monte Alegre que atua de terças a domingos no horário das 9:30h às 12h e das 15h às 19h, sendo 2 profissionais até o momento, onde atuam sempre em dupla. Neste ano uma novidade está chamando a atenção principalmente dos veranistas de Vale Verde, que é a presença de um guarda-vidas nascido e criado no município. Trata-se do jovem Guilherme Schuch de 29 anos, que passou nas provas do concurso para guarda-vidas civil temporário recentemente.


Ele também foi aprovado nos testes de saúde e físicos que fez em Porto Alegre. Então participou de um curso preparatório em Tramandaí, o qual teve duração de vinte dias no mês de dezembro. Além da preparação física Schuch teve que passar por uma prova teórica, sendo aprovado e apto para exercer a profissão.


Ele destaca sua felicidade em poder atuar no Balneário Monte Alegre, que foi sua opção. 'É um trabalho onde temos que ter muita dedicação e atenção aos banhistas. Hoje a missão do guarda-vidas está focada principalmente na prevenção, o salvamento em si ocorre quando a prevenção não é bem executada, e o mais difícil hoje é isso, porque o banhista, às vezes, não entende que aquilo é para a sua segurança e acha que está sendo impedido em seu direito de ir e vir. Hoje exerço com orgulho esse trabalho e espero dar o melhor de mim com muita responsabilidade', afirmou Guilherme Schuch.


PARCERIA
Para atender no município o Corpo de Bombeiros conta com o apoio e a parceria da prefeitura de Vale Verde, que fornece a guarita onde os profissionais atuam, as placas informativas, demarcações de local de banho e a residência onde os guarda-vidas passam a temporada. O prefeito Carlos Gustavo Schuch e o Secretário de Obras Emir Rosa da Silva destacaram a boa relação com os Bombeiros e com a Associação dos Protetores do Balneário Monte Alegre (APBMA), 'o que resulta em segurança aos banhistas que optam por nosso município como local de praia e descanso', disse o prefeito.