fechar

Languiru quer adquirir grãos em Vale Verde e região

por: Claudio Froemming
Data: 18/12/2018 | 10:38
Foto: Claudio Froemming / divulgaçãoRepresentantes da Languiru se reuniram com o prefeito Carlos Gustavo Schuch e o secretário de Agricultura Emir Rosa da Silva
Representantes da Languiru se reuniram com o prefeito Carlos Gustavo Schuch e o secretário de Agricultura Emir Rosa da Silva

Na manhã do dia 5, o prefeito Carlos Gustavo Schuch acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Emir Rosa da Silva receberam os representantes da Cooperativa Languiru, Joel Girardello, gerente de negócio da fábrica de rações e João Dresch engenheiro agrônomo. O intuito da visita dos representantes da cooperativa foi de colocar a Administração Municipal a par do interesse que a Languiru tem em adquirir grãos no município e região.

Girardello explicou que a intenção da cooperativa é estabelecer uma parceria com produtores para adquirir milho, soja e trigo, mas com o enfoque no milho, otimizando a produção na resteva do fumo. 'Temos uma demanda muito grande de milho, que é utilizado na fabricação de rações, e levantamentos apontam que uma boa parte da área onde é plantado fumo acaba ficando ociosa após a colheita. Então estaremos oferecendo ao agricultor esta oportunidade de produzir milho após a colheita do fumo, agregando mais renda à propriedade' destacou o gerente de negócios da cooperativa.

Já o engenheiro agrícola João Dresch enfatizou que a cooperativa pretende formar parceria com os produtores, buscando uma melhor produtividade da lavoura, e por isso, além de adquirir a produção do agricultor, também será fornecido suporte técnico para melhoramento do solo e consequentemente um aumento da produtividade. Além disso, o agricultor poderá também adquirir os insumos para a produção na cooperativa e pagar depois da colheita com a produção.

No dia 4 deste mês a Languiru inaugurou o seu Agrocenter em Venâncio Aires, sendo que a unidade construída na RSC-287 possui um pavilhão de cerca de dois mil metros quadrados. O espaço concentra a venda de insumos, sementes e fertilizantes para os produtores rurais da região. A cooperativa também prepara a construção de um centro de recebimento de grãos, ao lado desta loja, para facilitar a logística dos produtores rurais de Vale Verde, Passo do Sobrado e Venâncio Aires.

Os representantes da cooperativa destacaram que os grãos poderão ser entregues direto da lavoura, e que não há uma quantidade mínima, e ainda o produtor pode escolher se quer vender, depositar ou trocar por insumos agrícolas.

AUMENTO DE PRODUÇÃO
Tanto o prefeito Carlos Gustavo Schuch quanto o secretário de agricultura Emir Rosa da Silva destacaram que a produção de milho é baixa no município de Vale Verde, principalmente pela falta de um canal de comercialização, e que com esse comprometimento da cooperativa em adquirir toda a produção dos agricultores, deverá haver um aumento na área plantada, bem como uma renda a mais para os agricultores, principalmente para as propriedades que tem a cultura do fumo como atividade principal.

O secretário municipal de agricultura ficou encarregado de marcar uma reunião com produtores de grãos do município, para que os técnicos da Languiru venham explanar sobre a proposta da Cooperativa, a qual deverá ocorrer em janeiro de 2019.

Com mais de 60 anos de história a cooperativa Languiru tem sua base no Vale do Taquari, e atua na produção de leite, aves e suínos em quase 70 municípios gaúchos, e agora está abrindo essa nova linha de atuação visando os produtores de grãos.