fechar

Festeiros de Vale Verde finalizam preparativos para a tradicional Festa de Maio

por: Claudio Froemming
Data: 09/05/2018 | 10:29
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateO casal festeiro da 93ª edição da tradicional Festa de Maio de Vale Verde, André Francisco Eichelberger e Karla Toillier estão finalizando os preparativos para o evento que acontece no próximo domingo, dia 13 com a seguinte programação: 7h alvorada festiva; 10h culto, 12h almoço; 14h30min arrasta-pé com a banda 0800 e às 19h30min baile com Os Atuais no ginásio da comunidade que fica na Avenida Assis Brasil centro da cidade.  'Trabalhamos intensamente no município e na região, inclusive participando das festas de outras comunidades e o resultado do nosso empenho tem sido satisfatório, pois fomos muito bem recebidos em todas as casas para pedir donativos e oferecer nossa rifa. Esperamos por uma grande festa neste domingo, onde convidamos a todos para participarem da programação que inicia pela manhã e termina à noite com animação dos Atuais que completam 50 anos de bailes', destacou Eichelberger.  A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana tem 118 anos de existência em Vale Verde e a Festa de Maio é a mais antiga e tradicional do município, a qual teve sua primeira edição realizada no dia 09 de maio de 1926, mesmo ano e dia em que foi inaugurada a igreja da comunidade, que levou quatro anos para ser construída pelos próprios membros.  A saga da colonização alemã no município teve início no ano de 1900 quando recebeu o nome de Rheingau, uma menção ao Rio do Reno na Alemanha. Anos depois recebeu o nome de Rincão dos Mellos e posteriormente, Vila Mellos, até se chamar Vale Verde.  Essa longa história deixou várias heranças e contribuições no crescimento do município, sendo que boa parte da arquitetura, culinária e dos costumes e tradições são alemãs e permanecem vivos até hoje no município.
Casal festeiro 2018 Karla Toillier e André Francisco Eichelberger

O casal festeiro da 93ª edição da tradicional Festa de Maio de Vale Verde, André Francisco Eichelberger e Karla Toillier estão finalizando os preparativos para o evento que acontece no próximo domingo, dia 13 com a seguinte programação: 7h alvorada festiva; 10h culto, 12h almoço; 14h30min arrasta-pé com a banda 0800 e às 19h30min baile com Os Atuais no ginásio da comunidade que fica na Avenida Assis Brasil centro da cidade.


'Trabalhamos intensamente no município e na região, inclusive participando das festas de outras comunidades e o resultado do nosso empenho tem sido satisfatório, pois fomos muito bem recebidos em todas as casas para pedir donativos e oferecer nossa rifa. Esperamos por uma grande festa neste domingo, onde convidamos a todos para participarem da programação que inicia pela manhã e termina à noite com animação dos Atuais que completam 50 anos de bailes', destacou Eichelberger.


A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana tem 118 anos de existência em Vale Verde e a Festa de Maio é a mais antiga e tradicional do município, a qual teve sua primeira edição realizada no dia 09 de maio de 1926, mesmo ano e dia em que foi inaugurada a igreja da comunidade, que levou quatro anos para ser construída pelos próprios membros.


A saga da colonização alemã no município teve início no ano de 1900 quando recebeu o nome de Rheingau, uma menção ao Rio do Reno na Alemanha. Anos depois recebeu o nome de Rincão dos Mellos e posteriormente, Vila Mellos, até se chamar Vale Verde.
Essa longa história deixou várias heranças e contribuições no crescimento do município, sendo que boa parte da arquitetura, culinária e dos costumes e tradições são alemãs e permanecem vivos até hoje no município.