fechar

Educação e escolas de Passo do Sobrado desenvolvem atividades em prol do meio ambiente

por: Claudio Froemming
Data: 15/06/2017 | 11:18
Foto: Claudio Froemming / divulgaçãoAlunos estão desenvolvendo diversas atividades de conscientização do meio ambiente
Alunos estão desenvolvendo diversas atividades de conscientização do meio ambiente
Foto: Claudio Froemming / divulgaçãoEducação ambiental é a pauta nas escolas
Educação ambiental é a pauta nas escolas

Com objetivo de conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente, a Secretaria de Educação lançou no final do mês de maio o Projeto Meio ambiente e Sustentabilidade. Tendo por base este projeto as escolas estão desenvolvendo vários trabalhos sobre o tema como: confecção de painéis temáticos usando materiais recicláveis, confecção de brinquedos com materiais alternativos, escrita de textos e poesias sobre o tema, plantio de mudas de árvores e flores.
Estão sendo realizados concursos de desenho do 1º ao 5º ano com o tema: 'Cidade Limpa: Meio Ambiente Preservado'. Outra tarefa dada aos alunos é fotografar na comunidade em que a escola está inserida, fotos que representem o meio ambiente preservado, a vida animal e vegetal, poluição e meio ambiente, entre outros.
'Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea. A educação ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição, é trabalhar situações que possibilitem à comunidade escolar, pensar propostas de intervenção na realidade de nossa sociedade', destacou a secretária Liziane Etges.
A secretária explicou que a Educação Ambiental será o elo entre todas as disciplinas e favorecerá a valorização da vida, pois segundo ela, a criança é mais fácil desenvolver sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza. 'O trabalho da escola é de conscientizar sobre o papel do cidadão em relação ao espaço que ocupa, isto é, homem e natureza estão interligados e um depende do outro para sobreviver. É preciso conciliar a teoria com a prática do dia a dia, garantindo assim um futuro melhor para o Município de Passo do Sobrado, para o planeta e toda humanidade', disse a coordenadora pedagógica Carla Cristina da Rosa.
Os trabalhos desenvolvidos pelas escolas estão sendo expostos na Agência do Sicredi de Passo do Sobrado e na Secretaria de Educação. A exposição teve início na última terça-feira e se estende até o dia 30 de Junho.