fechar

Dupla de Rio Pardo vai atravessar o Jacuí da nascente a foz em defesa da natureza

por: Claudio Froemming
Data: 24/01/2019 | 15:59
Fenachim
Foto: Claudio Froemming / divulgaçãoCleverson Klafke Lassen e Alexandre Machado irão remar pelo Jacuí de Passo Fundo até Porto Alegre
Cleverson Klafke Lassen e Alexandre Machado irão remar pelo Jacuí de Passo Fundo até Porto Alegre

Os jovens rio-pardenses Alexandre Machado da Silva de 39 anos e Cleverson Klafke Lassen 31, farão uma expedição pelo Rio Jacuí iniciando pela nascente que fica em Passo Fundo e terminando na foz em Porto Alegre. Juntos eles irão percorrer uma distância aproximada de 700 quilômetros, a qual deve ter início no dia 28 e janeiro. Machado irá de stand-up e seu colega de caiaque.

O objetivo principal da longa viagem é conscientizar para a proteção e preservação dos rios e do meio ambiente como um todo. Eles defendem que muitas pessoas dependem e sobrevivem dos rios, e por isso, a importância de mantê-los longe da poluição e do desmatamento. Segundo Alexandre Machado o percurso será feito sem apoio, e os dois irão se alimentar com o que estão levando e dormir em barracas à beira do Jacuí.

A previsão dos dois aventureiros é concluir todo o trajeto em até três semanas, sendo que durante este período, eles irão passar por 36 municípios às margens do rio, além de seis barragens e cinco usinas hidrelétricas, às quais terão que transpor por terra.

Quando os dois defensores da natureza estiverem chegando ao Balneário Monte Alegre em Vale Verde, haverá uma parada estratégica para troca de ideias com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, bem como com moradores, veranistas e demais pessoas que quiserem prestar apoio e ouvir um pouco do que os dois rio-pardenses têm a dizer. Quem quiser acompanhar a aventura da dupla pelo instagram pode seguir no endereço: https://www.instagram.com/rios_da_america/