fechar

Desligamento do sinal analógico em Passo do Sobrado e Vale Verde só em 2023

por: Claudio Froemming
Data: 31/01/2018 | 10:37
Fenachim
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateAntenas externas em UHF deverão ser trocadas por VHF, mas somente em 2023
Antenas externas em UHF deverão ser trocadas por VHF, mas somente em 2023

A partir de hoje inicia o desligamento do sinal analógico no Rio Grande do Sul o qual seguirá um cronograma definido pelo governo federal até 2023. Na capital do estado e região metropolitana, bem como parte do litoral norte, Vale do Taquari e Serra já terão o desligamento efetivado. As demais regiões terão o corte feito conforme o agendamento.
Em Vale Verde e Passo do Sobrado a previsão é de desligamento do sinal analógico somente em 2023, e portanto, o CRAS e a Assistência Social dos dois municípios informam a todas as pessoas cadastradas nos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, que as mesmas terão direito a receber gratuitamente um kit composto por antena, cabo e conversor, mas somente nas vésperas da data anunciada, ou seja, em cinco anos.
Conforme a psicóloga da Assistência Social de Passo do Sobrado, Andreia Lopes, as pessoas estão procurando o departamento todos os dias em busca do kit, o qual não será entregue por que não haverá o desligamento. Reforça que isso irá acontecer somente em 2023.
COMO FICA
Somente as emissoras de televisão abertas receberão a mudança, sendo que o sinal vindo de antena parabólica ou canais pagos como SKY por exemplo, continuam sem alterações. Quem tiver televisor de tubo, ou algumas compradas antes de 2012, recebe o sinal analógico. Para esses casos, é necessário um conversor digital e uma antena digital. Para quem tem uma televisão tela fina, comprada depois de 2012, é necessário somente uma antena digital para receber o sinal. Porém é importante verificar a instalação desses equipamentos com um profissional antenista.
MOTIVO DA MUDANÇA
O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700 MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades mais rápidas. Além disso, a cobertura deste sinal em ambientes fechados é mais eficiente, quando usada a faixa de 700 MHz.
Nos municípios onde for feito o corte do sinal analógico os usuários que tiverem antena externa em UHF precisarão providenciar troca por VHF. Dúvidas podem ser tiradas no fone 147 - central de atendimento seja digital ou no site www.sejadigital.com.br