fechar

Certaja explica razões das quedas de energia em Vale Verde e Passo do Sobrado

por: Claudio Froemming
Data: 28/07/2017 | 11:42
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateCertaja afirma que problemas foram ocasionados por falha em equipamento de proteção da concessionária RGE Sul
Certaja afirma que problemas foram ocasionados por falha em equipamento de proteção da concessionária RGE Sul

Na semana passada e nesta semana interrupções de energia elétrica deixaram os consumidores de Vale Verde e Passo do Sobrado preocupados e irritados, pois aconteceram sempre no mesmo horário e com quedas repetidas, que iam e voltavam várias vezes. Nossa reportagem entrou em contato com a Cooperativa Certaja na tarde da quarta-feira dia 26, e na manhã da quinta-feira a empresa já havia retornado explicando as causas deste problema.
Segundo a assessoria de comunicação a Certaja compra energia da RGE Sul para esta região, sendo que todas as vezes que a supridora interrompe o fornecimento de energia, a rede da Cooperativa no ponto em que é alimentada por esta empresa, fica sem energia também. Disseram que as interrupções ocorridas nos dias 20, 21 e 24 de julho e que atingiram os dois municípios e a região, foram ocasionadas por falha em equipamento de proteção da concessionária RGE Sul.
Destacaram que a supridora corrigiu o problema na terça-feira, 25 de julho, sendo que o problema está resolvido. A cooperativa ressaltou que está sempre preocupada em atender bem seus cooperados, e que, portanto, está constantemente buscando soluções para que tais interrupções sejam minimizadas.
A assessoria concluiu informando que neste momento, a Cooperativa está trabalhando na interligação entre as redes de Rio Pardo (João Rodrigues) e Passo do Sobrado, o que permitirá um atendimento mais abrangente entre as diversas regiões destas localidades. Com a conclusão desta obra, prevista para novembro deste ano, haverá a possibilidade de fazer transferências de cargas quando da falta de uma rede de suprimento. Ou seja, se faltar energia em Rio Pardo, estas localidades serão alimentadas por Passo do Sobrado e vice-versa.