fechar

Atividades educativas marcam aniversário de 26 anos de Passo do Sobrado

por: Claudio Froemming
Data: 17/03/2018 | 11:31
Foto: Claudio Froemming / divulgaçãoApresentação dos candidatos da EMEF Nossa Senhora da Saúde para prefeito e vereador mirim
Apresentação dos candidatos da EMEF Nossa Senhora da Saúde para prefeito e vereador mirim

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto está realizando atividades referentes aos 26 anos de emancipação de Passo do Sobrado, data que é comemorada no dia 20 de março. Na próxima semana haverá jogos escolares de integração e o torneio de vôlei e futsal entre as secretarias municipais. Todos acontecem nas escolas da rede municipal e estadual.
Conforme a secretária Liziane Madsen Etges uma das atividades destaque da semana de aniversário é o projeto 'Diversidades do Passo' o qual contempla uma ação educativa, que visa garantir que os alunos conheçam e compreendam o processo histórico do município, valorizando e contemplando a diversidade cultural, social, econômica e natural do meio em que vivem, assim se tornando agentes de transformação.
Para isto cada escola está desenvolvendo as seguintes atividades: resgate histórico dos 26 anos de Passo do Sobrado; construção de painéis temáticos (Cartaz); produção de texto, poesia, acróstico sobre o tema; produções artísticas (desenhos, pinturas, colagens); visitas guiadas, registradas através de fotos e vídeos que possam valorizar o trabalho e o cotidiano do povo e registro de fotos sobre as diversidades de Passo do Sobrado.
PREFEITO E VEREADOR MIRIM
Este projeto tem como objetivo a participação dos jovens estudantes no desenvolvimento do município, sendo uma oportunidade para que os alunos representem seus ideais e exponham suas expectativas para um futuro próximo. Além de estimular a formação de líderes, o projeto favorece o entendimento dos estudantes sobre projetos, leis e atividades inerentes à função do Executivo e Legislativo, enquanto representantes do cidadão junto ao poder público.
O projeto teve início nas escolas municipais e estadual no dia 12 de março, onde cada educandário organizou o processo de escolha de seus representantes, promovendo momentos de debates e explanação de propostas dos interessados que concorrerão para o cargo de vereador, prefeito ou secretário.
LEGISLATIVO
No dia 21 de março os alunos representantes das escolas irão participar de uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores, onde neste ato será realizado o sorteio dos cargos, sendo que cada membro do Legislativo e Executivo irá sortear o nome de um aluno que representará o respectivo membro em suas funções, bem como os representantes dos secretários municipais.
Os alunos serão diplomados e durante a sessão irão realizar sua apresentação, deixando sua homenagem ao aniversário do município. Nos seguintes meses os representantes mirins participarão de um cronograma de atividades em parceria com os membros do Executivo, Legislativo e secretários municipais.
'A participação no desenvolvimento de nosso município é responsabilidade de todos e, para tanto, esta é a oportunidade para que os alunos de nossas escolas representem seus ideais e exponham suas expectativas para um futuro não muito distante', destacou a secretária Liziane Etges.