fechar

Alunos do Cras de Vale Verde conhecem a profissão de jornalista

por: Folha do Mate
Data: 09/04/2019 | 17:20
Fenachim
Foto: Débora Redin / DivulgaçãoClaudio Froemming simulou uma rádio e respondeu perguntas dos estudantes sobre a profissão de jornalista
Claudio Froemming simulou uma rádio e respondeu perguntas dos estudantes sobre a profissão de jornalista

Educandos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Vale Verde tiveram a oportunidade de conhecer a profissão de jornalista. Para falar sobre o assunto foi convidado o repórter da Folha do Mate, que é correspondente dos municípios de Vale Verde e Passo do Sobrado, Claudio Froemming.

A atividade ocorreu no último dia 3. Os educandos do turno da manhã ouviram atentamente as informações sobre o trabalho da imprensa e puderam fazer perguntas ao profissional, que foi agraciado com uma homenagem dos pequenos  com a seguinte frase: 'Você nos dá ouvidos. Você nos dá olhos. Você nos dá voz. E nós, damos os parabéns!'.
No período da tarde a dinâmica foi diferente. Os educandos tiveram a experiência de fazer uma entrevista com o jornalista utilizando o microfone instalado em uma caixa de som, simulando uma emissora de rádio.

'Foi uma oportunidade muito interessante de falar sobre a minha profissão e sobre a empresa jornalística, para jovens que ainda não sabem, ou pelo menos, não têm a certeza do que pretendem para o futuro. A concentração e interação me chamou a atenção, e acredito, ter contribuído com alguns que vislumbram o jornalismo como possibilidade, e aos demais, simplesmente para conhecimento de como o jornalismo funciona na prática', destacou.

PROJETO
Segundo a oficineira Karine Seidel, os educandos que receberam a palestra sobre jornalismo fazem parte do projeto 'Aprender' do Cras. As crianças têm uma rotina semanal e na primeira quarta de cada mês a atividade é uma roda de conversa, onde se discutem assuntos diversos, entre eles, as datas comemorativas do mês.

Na oportunidade, um profissional vai até o Cras ou os educandos são levados até o ambiente de trabalho do mesmo. Já estiveram falando aos educandos uma bióloga, bombeiros voluntários e psicóloga. Os jovens também tiveram a oportunidade de conhecer a Câmara de Vereadores no dia do vereador, a rádio Compasso FM no dia do radialista e a empresa Agrigel, para conhecer a profissão de aviador. 'Neste mês convidamos Claudio Froemming, tendo em vista a passagem do Dia do Jornalista comemorado no dia 7 deste mês', destacou.

A assistente social Débora Redin, que é coordenadora do Cras, destaca que nas segundas quartas de cada mês a atividade é voltada ao artesanato. Na terceira quarta é dia de praticar esportes, com jogos lúdicos, atividades recreativas, cooperativas, competitivas entre outras. O quarto encontro do mês é dedicado para ir até a biblioteca da Secretaria Municipal de Educação, renovar os livros, participar da hora do conto e estudar informática.

Foto: Débora Redin  / DivulgaçãoJornalista Claudio Froemming falou da sua profissão e sobre a Folha do Mate aos jovens integrantes do Projeto Aprender
Jornalista Claudio Froemming falou da sua profissão e sobre a Folha do Mate aos jovens integrantes do Projeto Aprender