fechar

Alunos de escola de Passo do Sobrado conhecem na prática o que aprendem em aula

por: Claudio Froemming
Data: 03/07/2018 | 14:35
Foto: Claudio Froemming / DivulgaçãoAlunos das turmas do 7º ano I e II, da escola Alexandrino de Alencar, acompanhados das professoras Maura Sella e Adriela Silveira, foram visitar a propriedade do casal de agricultores Rogério e Gilmara Iochins
Alunos das turmas do 7º ano I e II, da escola Alexandrino de Alencar, acompanhados das professoras Maura Sella e Adriela Silveira, foram visitar a propriedade do casal de agricultores Rogério e Gilmara Iochins

No dia 18 de junho os alunos das turmas do 7º ano I e II, da escola Alexandrino de Alencar, acompanhados pelas professoras Maura Sella e Adriela Silveira, foram visitar a propriedade do casal de agricultores Rogério e Gilmara Iochins na comunidade de Potreiro Grande. O objetivo foi de aprender mais sobre agricultura familiar e alimentação saudável, estudadas em sala de aula.

A extensionista da Emater Ana Claudia Miotto acompanhou o grupo ao longo da visita dando explicações sobre o cultivo dos alimentos. A área da propriedade do casal é de 2,4 hectares, onde são produzidos cerca de 20 produtos diferentes, dependendo da época. Durante a caminhada o proprietário falou que o solo é apenas roçado e feito o plantio. 'A terra não é removida para não perder os nutrientes e micro-organismos, além de combater a erosão, desta forma, a terra fica como uma esponja, absorve toda a água e facilita o manejo, bem como a colheita, pois as verduras ficam limpas, o que facilita a comercialização', explicou o agricultor.

Afirmou que já são 11 anos sem remover o solo, para detalhar a explicação, fez um corte, onde o grupo de alunos observou o caminho das minhocas e o quanto fica propício para o cultivo. Os produtos são vendidos na feira ecológica, todas as sextas-feiras em Passo do Sobrado. Também são comercializados para a merenda escolar do município e em estabelecimentos da região, o que garante renda ao casal.

Na oportunidade, Gilmara preparou receitas usando frutas e verduras, com as quais foi observado que alimentação saudável é o caminho para viver mais e melhor. 'Todos gostaram da experiência, e com isso, queremos incentivar as nossas famílias a consumirem os produtos da feira, onde sabemos a procedência, e principalmente porque não usam agrotóxicos e prezam pelo cuidado do meio ambiente e da qualidade de vida. Queremos agradecer ao Rogério e à Gilmara, Ana Claudia Miotto, bem como à Secretaria da Educação que nos forneceu o transporte escolar', destacou a professora Maura Sella.