fechar

Abigeato causa revolta a criador de gado em Vale Verde

por: Claudio Froemming
Data: 12/05/2017 | 11:58

Na madrugada do dia 03 deste mês, o produtor rural Claudio Reni Viana Teixeira, teve três animais da sua criação abatidos na propriedade onde cria um pequeno rebanho de gado, em Monte Alegre, próximo ao acesso à praia. Porém desta vez os criminosos carnearam as reis e levaram a melhor parte dos animais, fato que não é comum em Vale Verde.
Uma das vacas estava coberta, e o terneiro ficou ao lado da carcaça. Conforme o relato do proprietário, os animais foram pegos e atados em um poste da rede elétrica que passa na propriedade, e então carneados. Quando o crime foi descoberto, já não havia mais o que fazer, pois os bandidos já haviam deixado o local, explicou o criador.
O comandante da Brigada Militar de Vale Verde, Anderson Velten, destacou que o boletim de ocorrência foi encaminhado à Venâncio Aires e que se alguém tiver alguma pista que possa levar aos criminosos, que denuncie. Destacou também que o crime de abigeato diminuiu muito nos últimos dois anos, em comparação há anos anteriores, e que normalmente o furto é feito com os animais vivos no Município.
'Em 2016 foram 13 crimes desta natureza e em 2017 são quatro até o momento, um número infinitamente menor do que a média de 30 casos anuais de outros anos. Gostaríamos de zerar estes números, mas é uma meta difícil, já que este tipo de crime ocorre em locais de pouca movimentação. Porém a ajuda dos moradores através de denúncias é a melhor arma, além do patrulhamento feito à noite pela patrulha comunitária', salientou Velten.