fechar

A partir de segunda-feira não haverá mais atendimento na farmácia do Posto de Saúde de Vale Verde à noite por determinação de Lei

por: Claudio Froemming
Data: 01/12/2017 | 18:46
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateRomão: 'Não podemos mais abrir a farmácia à noite sob pena de multa e cassação do CRF da farmacêutica responsável'
Romão: 'Não podemos mais abrir a farmácia à noite sob pena de multa e cassação do CRF da farmacêutica responsável'

Uma Lei Federal antiga recebeu ajustes e agora entrou em vigor, a qual reitera a obrigatoriedade da presença permanente de farmacêutico nas farmácias de qualquer natureza, dentre elas as municipais. Conforme já determinava a Lei nº 5.991/73 para o seu funcionamento, e a partir de agora, apenas o farmacêutico poderá exercer neste estabelecimento a responsabilidade técnica.
O argumento é de que a farmácia é um estabelecimento de saúde e faz-se necessário garantir o atendimento por profissional qualificado, capaz de proporcionar segurança para os usuários de medicamentos e produtos farmacêuticos. Portanto, a Lei impõe esta condição para o funcionamento do estabelecimento com objetivo de garantir a estabilidade mínima de segurança através de um profissional farmacêutico.
Sendo assim a partir da próxima segunda-feira, dia 04, não haverá mais atendimento na farmácia municipal no turno da noite, e sim somente, nos turnos da manhã e tarde, conforme determina. 'Fomos alertados que se abrirmos a farmácia à noite o Município será penalizado com uma multa de um valor elevado, e a farmacêutica responsável perderá seu CRF. Por este motivo a farmácia da Unidade Básica de Saúde irá funcionar somente até às 17h', esclareceu o Secretário de Saúde, Adilson Romão.