fechar

Sartori anuncia nomes de novos secretários do Estado

por:
Data: 15/12/2014 | 16:47
Foto: Rodrigo Bilheri / DivulgaçãoSartori anuncia dez novos nomes de secretários do Estado
Sartori anuncia dez novos nomes de secretários do Estado

O governador eleito do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, anunciou na tarde desta segunda-feira, 15, dez nomes para compor o secretariado do Estado. Já haviam sido anunciados Márcio Biolchi, na Casa Civil, Giovani Feltes, na Fazenda, e Carlos Búrigo como Secretário Geral. De acordo com Sartori, faltarão ainda seis secretarias, que serão preenchidas até o dia 31 de dezembro.

Veja o perfil dos secretarios anunciados hoje:

João Gabbardo - Secretaria da Saúde

Formado em medicina pela UFRGS, Gabbardo é um técnico ligado ao PMDB e que atualmente trabalha como superintendente do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Ele já atuou na secretaria estadual como adjunto de Osmar Terra no governo de Germano Rigotto (2003-2006), assumindo a titularidade da pasta em março de 2006.

Ernani Polo (PP) - Secretaria da Agricultura

Natural de Ijuí, Ernani Polo é formado em direito pela Ulbra, além de técnico em contabilidade e agricultor. Em 2000 foi o vereador mais votado no pleito para a Câmara Municipal de Santo Augusto. Em 2002 foi vice-presidente da União dos Vereadores do Estado. Em 2010 concorreu a deputado estadual e assumiu o posto em 2011. Na Casa, foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores em Energia Elétrica e Telefonia e Presidente da CPI da Telefonia da Assembleia Legislativa. Em 2014, foi reeleito deputado estadual.

Pedro Westphalen (PP) - Secretaria dos Transportes

O deputado Pedro Westphalen nasceu em Cruz Alta, tem 64 anos, é formado em medicina e iniciou sua carreira política em 2002 quando foi eleito deputado estadual. Em seu primeiro mandato foi presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Westphalen foi reeleito para a função e indicado para a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia no governo Yeda. Em 2010, foi eleito mais uma vez para o posto de deputado. Em 2013, Westphalen exerceu a função de Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Neste ano, foi eleito para seu quarto mandato.

Vieira da Cunha (PDT) - Secretaria da Educação

Carlos Eduardo Vieira da Cunha é formado em direito, procurador de Justiça do Estado e exerce a função de deputado federal desde 2006. Antes disso, foi deputado estadual por três mandatos iniciados em 1994. Em 1986 assumiu a direção geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), na prefeitura de Alceu Collares. Em 2014 concorreu ao governo do Estado.

Gerson Burmann (PDT) - Secretaria de Obras e Habitação

Engenheiro civil, Gerson Burmann, de 52 anos, foi reeleito para seu quarto mandato consecutivo para deputado estadual. Natural de Ijuí, é o atual líder da bancada do PDT na Assembleia. Ele já exerceu a função de secretário de obras em sua cidade, entre 1993 e 1996.

Wantuir Francisco Brasil Jacini - Secretário de Segurança

Gaúcho de São Gabriel foi agente policial, se formou em direito e exerceu o cargo de delegado da Polícia Federal. Ocupou cargos ligados à área nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Atualmente é secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.

Miki Breier (PSB) - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Nascido em Cachoeirinha, Miki Breier é filiado ao PSB e ingressou na vida política no final dos anos 1980. Em 1992 foi eleito para a Câmara de Vereadores de Gravataí. Entre 1997 e 2000 foi vice-prefeito do município. Em 2001 voltou para a Câmara e nos anos de 2005 e 2006 foi secretário da Educação em Cachoeirinha. Atualmente, exerce seu segundo mandato na Assembleia Legislativa.

Lucas Redecker (PSDB) - Minas e Energia

Reeleito para o segundo mandato para deputado estadual no Rio Grande do Sul, Redecker é filho do ex-deputado federal Julio Redecker. Aos 33 anos já concorreu à prefeitura de Novo Hamburgo e foi assessor especial no gabinete da governadora Yeda Crusius.

Ana Pellini - Secretaria do Meio Ambiente

Secretária de licenciamento e regulamentação fundiária da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini atuou também na Fepam durante o governo Yeda Crusius.

Cesar Faccioli - Secretario de Justiça e Direitos Humanos

Faccioli atuou como promotor de justiça por mais de dez anos em Porto Alegre. Formado Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS ele ingressou no Ministério Público em 1989, tendo atuado nas Promotorias de Justiça de Tucunduva, Palmares do Sul e Uruguaiana.


Fonte: Informações Rádio Gaúcha