fechar

Rejeição de parlamentares impede vereador de Passo do Sobrado de assumir como secretário de Saúde

por: Claudio Froemming
Data: 08/03/2019 | 13:19

Na manhã da sexta-feira, 1º, o vereador Emanuel Helfer Kroth (PT) foi apresentado pelo prefeito Helio de Queiroz e demais autoridades como secretário de Saúde do município, cerimônia que ocorreu nas dependências da Unidade Básica de Saúde (USB). Porém, segundo o chefe do Executivo, ele não chegou a ser nomeado, pois aguardava pela aprovação do seu afastamento da Câmara pelos demais vereadores.

'Apresentamos o vereador como secretário para ele já ir tomando pé da situação e assumir o cargo após a aprovação por parte do Legislativo do seu requerimento de afastamento dos trabalhos parlamentares. A Tatiane Helfer continua sendo a secretária enquanto esse impasse não se resolve', afirmou Queiroz.

Foto: Claudio Froemming / Folha do MateEmanuel Helfer Kroth ainda não foi nomeado como secretário de Saúde
Emanuel Helfer Kroth ainda não foi nomeado como secretário de Saúde

REQUERIMENTO REJEITADO
Na sessão ordinária realizada quarta-feira, 6, o presidente do Legislativo Elisio Machado (PP) colocou o requerimento do vereador Emanuel Helfer Kroth enviado na semana passada em votação, o qual pedia sua licença para deixar o cargo, para assumir a Secretaria da Saúde e convocar vereador suplente. Porém, a maioria votou contra, sendo quatro votos contrários, dois a favor e uma abstenção.

Com isso, segundo o presidente, conforme o regimento interno da Câmara, ele não poderá deixar o cargo de vereador e deverá retornar ao trabalho de parlamentar na próxima sessão, sendo que será informado oficialmente do resultado, pois não se fazia presente na sessão.

A vereadora Núbia Kaufmann Bartz (PDT) argumentou durante a sessão que não entende o porquê da Câmara ter recebido um requerimento solicitando a liberação por parte dos vereadores para que Emanuel Kroth assumisse a secretaria da Saúde, se a posse já havia acontecido na sexta-feira, 1º, na presença de várias autoridades e convidados. 'Inclusive o vereador Airo Fonseca (PTB) elogiou o trabalho do seu colega Emanuel à frente da Saúde durante sua fala no grande expediente, o que demonstra que ele já está atuando como secretário. Entendo que este requerimento deveria primeiro ter passado pela Casa, para depois realizar a posse. Estão passando por cima do regimento interno do Legislativo, e o colega Emanuel, sempre cobrou para levarmos o regimento a sério', argumentou Núbia.

Ela também cobrou que o vereador Emanuel Kroth é relator da CPI que está em andamento na Câmara, e que, portanto, não deveria se afastar das suas funções antes do encerramento das investigações.

Foto: Gazeta do Povo / DivulgaçãoQuatro vereadores votaram contra o requerimento durante a sessão realizada quarta-feira
Quatro vereadores votaram contra o requerimento durante a sessão realizada quarta-feira

O vereador e aspirante ao cargo de secretário de Saúde Emanuel Helfer Kroth, disse que irá se manifestar na próxima semana, esclarecendo todos os fatos que envolvem sua apresentação na saúde e a não aprovação do seu requerimento por parte dos colegas de Câmara.