fechar

Nilson Lehmen é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo

por: Débora Kist
Data: 10/01/2019 | 14:51  Atualizado: 10/01/2019 | 18:48
Fenachim
Foto: Débora Kist / Folha do MateNilson Lehmen foi empossado logo após ser anunciado como novo secretário municipal
Nilson Lehmen foi empossado logo após ser anunciado como novo secretário municipal

Novo secretário, nova nomenclatura. Na tarde desta quinta-feira, 10, Nilson Lehmen foi anunciado como secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires. O presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) local passa a integrar, assim, o alto escalão do governo Giovane Wickert.

Lehmen assume o cargo de uma pasta que vinha sendo comandada interinamente pelo próprio prefeito, desde que o vereador Nelsoir Battisti (PSD) deixou o cargo para voltar ao Legislativo, em julho de 2018. Como era ano eleitoral e no qual muitos projetos acabariam paralisados, a opção da Administração foi 'segurar' as pontas até agora.

Para Giovane Wickert, o terceiro ano de um mandato municipal é considerado chave para o desenvolvimento econômico. Por isso, ele destacou a experiência de Lehmen para ajudar. 'O Nilson tem a experiência de vereador e de quem trabalhou diretamente com as prefeituras durante sua passagem pela Casa Civil. E, antes de tudo isso, foi o coordenador do Sine. Por isso, ele reúne todas as condições importantes dentro da secretaria.'

PRIORIDADE
A pasta assumida por Lehmen vai abranger mais uma área: a de Trabalho, palavra que foi incluída na nova nomenclatura da secretaria. Na prática, ela passa a concentrar as atividades da Casa do Trabalhador, que até então estava ligada à Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social.

A palavra trabalho, aliás, foi muito usada pelo novo secretário. Segundo ele, há muito o que fazer e elencou uma prioridade. 'Vamos trabalhar para efetivar a transferência da área do presídio, para fazer o novo Distrito Industrial. E precisamos continuar avançando no turismo.'

'Me sinto desafiado e muito otimista. É um ano para avançar e efetivar algumas prioridades.'

NILSON LEHMEN
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo

Advogado tributarista, Nilson Lehmen é ex-vereador de Venâncio Aires. Em 2012 disputou as eleições como candidato a prefeito. Durante o governo José Ivo Sartori (MDB), atuou como assessor no Gabinete dos Prefeitos da Casa Civil do Estado. Em 2018, concorreu a deputado federal.

Participação 'oficial' do MDB no Executivo

A confirmação de Nilson Lehmen como novo secretário, oficializa ainda mais, nas palavras do prefeito Giovane Wickert, a participação do MDB no Executivo. 'O MDB sempre esteve conosco. Vários nomes nos apoiaram e já tínhamos a secretária Joice na Educação. A vinda do Nilson torna ainda mais oficial essa participação do partido', destacou Wickert.

Para Lehmen, o MDB participa e apoia o trabalho do atual governo municipal desde o início. 'Isso fortalece o vínculo com um partido que sempre foi importante para Venâncio Aires e demonstra o prestígio que o MDB tem com o governo municipal. Meu nome como novo secretário foi consenso da maioria dentro do partido.'