fechar

Mandatos: Anos de 1993 a 1996

Veja os episódios que marcaram esse mandato da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires.

por: Ana Flávia Hantt
Data: 17/10/2015 | 10:00

Hilda Fröhlich é considerada uma mulher à frente de seu tempo. Primeira a ocupar o cargo de presidente da Câmara de Vereadores, em 1993, é lembrada pelo intenso trabalho junto a população, de quem recolhia as reivindicações que levava às reuniões do Legislativo.

Agricultora, comerciante e envolvida com as comunidades, especialmente do interior do município, foi convidada para ingressar no antigo MDB.

Em 1983 foi eleita pela primeira vez vereadora para um mandato de seis anos. Em 1989 foi reeleita para o mandato até 1992; e em 1993 foi eleita para o terceiro mandato, até 1996.

Também ocupou cargo de secretária municipal da Saúde e Meio Ambiente, entre 1995 e 1996; e assumiu, esporadicamente, como vereadora suplente na Câmara, de 1997 a 2000.

Hilda faleceu em 2006, aos 64 anos, devido a um Alzheimer, e uma longa batalha contra uma enfermidade degenerativa.

>> Fonte: Reportagem da série "Mulheres no Legislativo", publicada pela Folha do Mate, em 2011.

***

ORLANDO DA SILVA - PRESIDENTE EM 1994
Orlando Machado da Silva esteve por quatro mandatos na Câmara de Vereadores, tendo assumido como presidente nos anos de 1987, 1989, 1994 e 1999. Entre os projetos que lhe marcaram, ele cita a realização da pavimentação asfáltica na localidade de Palanque. Da mesma forma, lembra da luta em prol da valorização da erva-mate.

Os agricultores não tinham para quem vender, mas promovemos debates, reuniões, e fomos buscar gente de fora para vir comprar a nossa erva-mate, para que o colono pudesse sair daquela situação.

***

FATOS HISTÓRICOS

 

Foto: Divulgação / Folha do MateRenato Pilz foi Presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires em 1996

 

Renato Pilz foi Presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires em 1996

>> FUNDO DE APOSENTADORIAS

Ata de 22 de janeiro de 1993 registra projeto de lei que 'institui o Fundo de Aposentadoria e Pensões (FAP) do Servidor Público Municipal'.

>> USINA
Ata de 17 de fevereiro de 1993 cita projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a firmar contrato de concessão real de uso para cessão de área de terras, além de três caminhões equipados para coleta de lixo, mediante licitação, para instalação de usina de tratamento, compostagem e prestação de serviço de limpeza.

>> CAIC
Ata de 15 de maio de 1993 aborda projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a efetuar a doação de terreno à União Federal para a implantação do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), em Venâncio Aires.

>> IMPOSTOS
Ata de 12 de dezembro de 1994 destaca projeto de lei que 'edita e aprova a planta de valores, regula a forma de apuração do valor venal de imóveis para efetivo lançamento de imposto predial e territorial urbano, estabelece a base de cálculos de cobrança, prazo e formas de pagamento, altera alíquota e demais incidentes'.

>> COMDICA
Ata de 22 de maio de 1995 registra projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a celebrar acordo de cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Departamento do Rio Grande do Sul e a Associação Comercial e Industrial de Venâncio Aires (Aciva), para realização de cursos ordinários e extraordinários de treinamento e qualificação profissional.

>> NOVO DISTRITO
Ata de 16 de outubro de 1995 aborda projeto de lei que cria e estabelece limites do 8º Distrito de Venâncio Aires, denominado Vale do Sampaio, com sede em Linha Teresinha.

>> MERENDA ESCOLAR
Ata de 3 de julho de 1996 cita projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a firmar termo aditivo ao acordo com governo do estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Educação, com vistas ao repasse de recursos da contrapartida do Estado, objetivando a municipalização da merenda escolar da rede estadual, federal e entidades filantrópicas.