fechar

Governo Federal sinaliza apoio ao setor do tabaco

por: Guilherme Siebeneichler | Edição: Fernando Uhlmann
Data: 26/02/2014 | 15:44

Na busca por garantir apoio ao setor do tabaco, prefeitos da região participaram de audiência no Ministério da Agricultura, ontem. O encontro foi agendado pela Associação de Municípios Produtores de Tabaco. Os representantes foram recebidos pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade.

Foto: Guilherme Siebeneichler / Folha do MateGrupo da região foi recebido pelo ministro, antônio andrade
Grupo da região foi recebido pelo ministro, antônio andrade

Participaram do encontro os prefeitos de Venâncio Aires, Airton Artus, Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, Rio Pardo, Fernando Schwanke, Mato Leitão, Carmen Goerck e Vera Cruz, Rosane Petry. Além disso, a senadora Ana Amélia Lemos participou da agenda.

O grupo foi recepcionado por equipe do Ministério da Agricultura e também pelo representante da pasta, Sávio Rafael Pereira, que tem participado das reuniões da Conferência das Partes. Os representantes dos municípios pediram que o Governo Federal mantenha o posicionamento adotado durante a 5ª Conferência das Partes (COP 5) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, em Seul, na Coreia do Sul, realizada em 2012. Na oportunidade o Brasil afirmou ser favorável a implantação de programas para promoção da diversificação de culturas, porém, sem a eliminação das plantações de tabaco.

Os representantes do Ministério confirmaram que este será o posicionamento do país na próxima COP 6 que ocorre este ano em Moscou na Rússia.

Para o prefeito Airton Artus, esta confirmação é avaliada como positiva. 'Com esta sinalização do Governo Federal vemos com mais tranquilidade a próxima COP. Esta é uma garantia de que a produção de tabaco, pelo menos por enquanto, poderá ocorrer da forma como esta.'