fechar

Cartório Eleitoral agenda treinamentos para os mesários

por: Letícia Wacholz
Data: 15/04/2018 | 18:00
Foto: Reprodução / Internet.

A 93ª Zona Eleitoral, que abrange Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão, já trabalha na organização do pleito que ocorre dia 7 de outubro, quando os brasileiros voltam às urnas para eleger presidente, governadores, deputados estaduais e federais e senadores.

Além do prazo final para que os eleitores façam qualquer alteração no título de eleitor, como transferência para outra cidade, novo local de votação ou requisição de título novo, que se encerra no dia 9 de maio, a equipe do Cartório Eleitoral, chefiada por Eduardo Mosman, já organiza o treinamento dos mesários que vão trabalhar no dia do pleito, nas seções eleitorais.

Na região da 93ª Zona, todos os treinamentos acontecerão em setembro, na última semana do mês.

Para o dia de treinamento, presidente e primeiro mesário de cada local são convocados pela Justiça Eleitoral e depois repassam as orientações para os outros dois membros da mesa. A lista de convocados - com os nomes dos quatro eleitores que atuarão em cada seção - está prevista para ser divulgada entre os meses de junho e julho. São em torno de 178 seções eleitorais somente em Venâncio Aires.

Segundo Paulo Kern, auxiliar do Cartório Eleitoral, a equipe está efetuando, também, a atualização dos locais de votação. Em relação ao pleito anterior, alguns locais receberam seções novas, como é o caso da Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova) e Escola Estadual Wolfram Metzler. Kern explica que a alteração no número de seções acontece de acordo com a demanda de eleitores por região, pois cada urna eletrônica comporta o voto de até 400 eleitores.

Nesta eleição, todos os eleitores de Venâncio, Mato Leitão e Boqueirão do Leão irão votar, pela primeira vez, com o sistema biométrico, ou seja, usarão a digital.


 

Datas dos treinamentos

VENÂNCIO AIRES
Local: Centro Evangélico Luterano (ao lado do Colégio Gaspar)
27/09 - quinta-feira 10h 01 a 48 (43 seções)
27/09 - quinta-feira 14h 49 a 93 (43 seções)
28/09 - sexta-feira 10h 151 a 248 (47 seções)
28/09 - sexta-feira 14h 94 e 150 (45 seções)

Mato Leitão
Local: Câmara de Vereadores de Mato Leitão
24/09 - segunda-feira 14h 13 seções

Boqueirão do Leão
Local: Câmara de Vereadores de Boqueirão do Leão
25/09 - terça-feira 10h 24 seções


TIRE SUAS DÚVIDAS

Aqueles que ainda não fizeram o título de eleitor, que precisam alterar dados ou transferir seu domicílio eleitoral devem procurar a Justiça Eleitoral até a data de fechamento do cadastro - 9 de maio - para estarem aptos a votar nas Eleições 2018.

O alistamento é obrigatório para todo brasileiro e brasileira com 18 anos completos e facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos.

Se você, por exemplo, está morando em Venâncio Aires, mas tem seu título em outra cidade e quer mudá-lo para seu local de domicílio, é preciso procurar o Cartório Eleitoral de Venâncio para realizar a transferência, munido de identidade, CPF, título de eleitor atual e comprovante de residência. O prazo para valer para as eleições de 2018 encerra dia 9 de maio.


Cartório Eleitoral
Rua Voluntários da Pátria, 1404
Atendimento de segunda a sexta, das 12h às 19h
Telefone: 3741-1930