fechar

Bolsonaro é empossado presidente da República

por: Cassiane Rodrigues
Data: 01/01/2019 | 15:26

Presidente eleito em segundo turno, no dia 28 de outubro de 2018, e diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 10 de dezembro do ano passado, Jair Messias Bolsonaro (PSL), de 63 anos, foi empossado na tarde desta terça-feira, 1º, no comando da República Federativa do Brasil. Ele inclusive já discursou na Câmara dos Deputados, onde ocorreu a solenidade de posse, e na sequência será recebido por Michel Temer (MDB), para a transmissão de cargo, no Palácio do Planalto.

No primeiro pronunciamento, destacou que vai trabalhar pela soberania do país, pela liberdade do povo brasileiro e contra a ideologia de gênero. Ainda confirmou que pretende regulamentar a posse de arma, "respeitando referendo e garantindo o direito de legítima defesa". Bolsonaro é o 38º presidente do Brasil, função que exercerá até o dia 31 de dezembro de 2022. Ao final de seu discurso, deixou a frase que já é conhecida de seus apoiadores: "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos".

Também tomou posse o vice-presidente eleito, General Mourão, que aguardou Bolsonaro na rampa de acesso ao Congresso Nacional. O presidente, que saiu logo depois das 14h da Granja do Torto, em Brasília, foi até a Catedral do Distrito Federal em comboio e, de lá, partiu em carro aberto, ao lado da esposa, Michele Bolsonaro, até o Congresso. Um forte aparato de segurança foi montado para garantir a tranquilidade durante a cerimônia. O presidente e a família vão morar no Palácio da Alvorada.