fechar

Venâncio tem três vezes mais abigeatos do que Santa Cruz

Dados são da Secretaria de Segurança Pública

por: Alvaro Pegoraro
Data: 11/07/2018 | 07:00

Índices criminais referente ao primeiro semestre do ano, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), mostram que Venâncio Aires tem um alto índice de abigeatos, se comparado às duas maiores cidades vizinhas. Entre 1º de janeiro e 30 de junho foram registrados 19 furtos de animais na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) do município, contra apenas seis registros em Santa Cruz do Sul e cinco em Lajeado.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateEste ano já foram 19 abigeatos em Venâncio
Este ano já foram 19 abigeatos em Venâncio

No estado foram 2.876 abigeatos nos primeiros seis meses deste ano, o que dá uma média de 479 casos por mês. Só em Bagé foram 64 denúncias de furtos de animais, contra 53 de Uruguaiana e 51 de Santa Maria e Santa Vitória do Palmar.

Os números apresentados pelos secretário Cezar Schirmer revelam que Venâncio continua na rota dos abigeatos, ao contrário do que se verifica em Santa Cruz e Lajeado, principalmente. Em todo o ano passado, por exemplo, 52 furtos de animais chegaram ao conhecimento da polícia na Capital do Chimarrão - apesar dos agentes saberem que estes números são maiores -, contra 23 em Santa Cruz, que tem o dobro da população, mas 40 quilômetros quadrados a menos de área. Em Lajeado foram apenas seis abigeatos no ano passado.

Leia a reportagem completa na edição desta quarta-feira.