fechar

Schimer: "Sistema prisional é um depósito de seres humanos"

Apontamento foi feito nesta terça-feira

por: Alvaro Pegoraro
Data: 10/01/2017 | 09:53

Secretário de Segurança do Estado disse que o sistema prisional gaúcho é um depósito de seres humanos e uma escola para a criminalidade. A constatação foi feita por César Schirmer, na manhã desta terça-feira, durante entrevista à Rádio Gaúcha.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateSchirmer disse que já há prefeitos interessados em ter o presídio federal
Schirmer disse que já há prefeitos interessados em ter o presídio federal

Schirmer falou sobre a construção de um presídio federal no Estado e garantiu que três prefeitos já mostraram interesse em ter a casa prisional de segurança máxima no município que administram. Entre as exigências, o secreário revelou que o local precisa ser de área plana, com 25 hectares disponíveis e próximo a uma cidade de grande porte, que possua aeroporto com capacidade para voos comerciais.

Ele explicou que a construção do presídio federal não acabará com a falta de vagas nas casas prisionais gaúchas, pois sua finalidade é outra. Schirmer disse que o rergime é diferenciado e que a intenção é de isolar presos e evitar que sigam mantendo contatos com suas facções criminosas.

O secretário também falou sobre a construção de novos presídios no RS, da abertura do complexo de Canoas e de um novo concurso público para a Susepe.

Leia a reportagem completa na edição impressa de quarta-feira.