fechar

Polícia de Venâncio apreende material que faz apologia ao nazismo

Jovem ostentava uma suástica, tinha livros e fazia ilustrações

por: Alvaro Pegoraro
Data: 10/08/2018 | 07:45

Agentes da Polícia Civil de Venâncio Aires, acompanhados pelo delegado Vinícius Lourenço de Assunção, cumpriram um mandado de busca e apreensão, quinta-feira, na casa onde um adolescente, de 17 anos, vive com a família, em uma propriedade da região. Imagens e denúncias dão indícios que ele está fazendo apologia ao nazismo. Em sua página no Facebook, por exemplo, há fotos da suástica (inclinada para a direita), e de Adolf Hitler. O menor de idade também costumava usar um pingente com a suástica, que se tornou o símbolo do nazismo. Indagado pelo delegado, o menor de idade dissse que não sabia que aquilo era crime.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateDelegado Vinícius cumpriu mandado e apreendeu o material
Delegado Vinícius cumpriu mandado e apreendeu o material

Diz o parágrafo primeiro do artigo 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que é crime, punível com reclusão de 2 a 5 anos, fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propagandas que utilizem a cruz suástica, para fins de divulgação do nazismo.

A denúncia chegou à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) no início deste mês. O adolescente é estudante do ensino médio e suas atitudes chamaram atenção e preocuparam os educadores e seus colegas. O delegado Vinícius tomou conhecimento dos fatos, verificou as informações e representou por um mandado de busca e apreensão, que foi deferido pela Justiça e cumprido ontem.

Na casa onde mora com os pais, entre outros objetos, foram apreendidos dois livros, diversas fotos e algumas ilustrações feitas a punho. Um dos livros é Mein Kampf (em português: Minha luta), de dois volumes e autoria de Adolf Hitler. Nele, Hitler expressou suas ideias antissemitas, racialistas e nacional-socialistas, então adotadas pelo partido nazista.

Leia a reportagem completa na edição impressa desta sexta-feira.