fechar

Golpe da extorsão chega a Venâncio

Vítimas tiveram veículos furtados, principalmente motos

por: Alvaro Pegoraro
Data: 10/01/2019 | 10:00

Depois do alerta feito pelo delegado Vinícius Lourenço de Assunção sobre o golpe do 'falso aluguel de verão', agora os agentes do Setor de Investigações (SI) pedem atenção a outra modalidade que já faz vítimas em Venâncio Aires. O golpe da extorsão, bastante disseminado na vizinha Santa Cruz do Sul, começa a ser aplicado às vítimas de furtos ou roubos de veículos no município, principalmente de motocicletas.

De acordo com o inspetor Cassiano Dal Ongaro, pelo menos três pessoas já procuraram a Polícia Civil para comunicar que foram contatadas por um golpista que diz estar de posse de motos furtadas ou roubadas. O golpista é radicado em Santa Cruz do Sul e está de posse de informações sobre o veículo roubado e liga para as vítimas para fazer uma oferta de devolução. "As informações sobre os veículos eles conseguem pela imprensa, mas o número dos celulares ainda não sabemos como conseguem", observou o inspetor.

Ao ser atendido pela vítima, o estelionatário menciona que comprou a moto e que posteriormente soube que ela era furtada ou roubada e que então não quer ficar no prejuízo, mas deseja devolver o veículo. Por isso, pede uma quantia como ressarcimento e marca um local de encontro, para fazer a devolução.

As três vítimas disseram, aos agentes, que a pessoa ligou e deu detalhes das motos, marcando para se encontrarem em um shopping, em Santa Cruz do Sul. "Ele não comparece ao encontro e depois liga e pede para as vítimas depositar o dinheiro que em seguida terão suas motos de volta. Mas na verdade é apenas um golpe de extorsão", garante Cassiano.
Para facilitar a efetivação do golpe, há um posto bancário dentro do local onde deveria acontecer o encontro. "As pessoas que vieram falar sobre o golpe disseram que não depositaram nada e orientamos a não depositar e nos avisar, para que possamos agir", pediu o inspetor.

ROUBO
Terça-feira, o familiar de uma vítima de roubo de moto esteve na Delegacia de Polícia. Revelou ao inspetor Cassiano que está recebendo ligações de uma pessoa que diz estar de posse da Honda FAN preta, placa ISU2252, e que ela pediu para se encontrarem no shopping, em Santa Cruz, onde seria feita a negociação para a devolução do veículo.

O policial alerta as vítimas que isso é mais um golpe e que os estelionatários não estão com a moto. "A imprensa divulga a marca, modelo e placa dos veículos furtados e roubados, com a intenção de ajudar na sua recuperação e para alertar a população, mas os golpistas usam estas informações para extorquir as vítimas", diz.