fechar

Palestra discute marketing para as agroindústrias

por: Ana Hantt
Data: 22/08/2014 | 18:15

Hoje pela manhã, representantes de agroindústrias estiveram reunidos para discutir conceitos de como expandir o seu negócio. Por meio de uma palestra ministrada pelo criador da marca 'DaColônia', Gilberto Soares, os empresários rurais poderão aprender um pouco mais sobre marcas, relações institucionais e apresentação de produtos, assim como a importância do seu negócio para a sustentabilidade das cidades.

Nesta entrevista, Soares fala sobre a importância das agroindústrias para a diversificação dos negócios rurais, e como os princípios de marketing podem impulsionar esse tipo de empreendimento.

Folha do Mate - Por que as agroindústrias são importantes para a diversificação dos negócios rurais?
As agroindústrias familiares são os empreendimentos mais eficientes para agregar valor à atividade dos pequenos produtores. Possibilita a transformação dentro de uma escala compatível com a propriedade, valoriza a inventividade - as receitas das famílias -, respeita a cultura local, é mais harmoniosa com o ambiente natural. Além de todas estas propriedades, gera mais emprego do que a agricultura extensiva. Compare: pesquisa de Niederle e Wesz Junior, mostra que um hectare de área cultivada pela agroindústria ocupa 1,25 pessoas, enquanto, 120 hectares de cultivo de soja empregam uma pessoa apenas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento - Conab.

Folha do Mate - Como os princípios de marketing podem impulsionar os negócios da agroindústria?
O uso de tais princípios podem evitar equívocos comuns, que podem comprometer o desenvolvimento de quaisquer projetos. Aplicá-los significa procurar conhecer o público-alvo, encontrar a posição adequada no mercado, além de poder rever e analisar o processo implementado. Fatores fundamentais para a construção da marca, que podem definir a organização como positivamente surpreendente e aquelas sem um identidade - que são a imensa maioria. Peter Drucker, um dos papas da área disse que 'o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda.' Uma excelente definição para ser posta em prática.

Folha do Mate - Qual a importância da população conhecer os itens produzidos em seu município e, consequentemente, valorizá-los?
É necessário, primeiro, despertar a vontade das pessoas, o que depende muito de quem produz.
Vale lembrar de algumas variáveis que motivam o consumidor - necessidade, memória afetiva, novidade, ou a cumplicidade na defesa de um valor cultural como uma determinada 'receita da colônia'. Neste caso, as ferramentas de marketing tornam-se essenciais para disseminar a ideia geral, formar uma ideia de polo, estimular o aperfeiçoamento contínuo na produção e estabelecer um relacionamento profícuo para todos, no qual produtor, consumidor e município ganham.

Folha do Mate - O que o público pode esperar de sua palestra?
Um conjunto de boas histórias de empreendedores que acreditaram na capacidade de ir além da fabricação de produtos e estão construindo marcas de valor, preciosas para eles e suas comunidades.