fechar

Vamos de Kombi para o Bergamoteando?

por: Taís Fortes
Data: 16/05/2018 | 09:01

A segunda edição do 'Bergamoteado', agendada para o dia 27, a partir das 14h30min, em Vila Deodoro vem com novidades. O evento que busca oferecer mais um atrativo para o turista que visita a Capital do Chimarrão e também para as pessoas da comunidade, está disponibilizando o transporte de Kombi até o terceiro distrito.

Foto: Rosana Wessling / AI Prefeituraegunda edição do Bergamoteando de Inverno ocorre em Vila Deodoro no próximo dia 27
Segunda edição do 'Bergamoteando' ocorre em Vila Deodoro no próximo dia 27

Assim, quem quiser ainda mais legitimidade num típico passeio para a colônia, pode fazer a sua inscrição junto ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na rua Osvaldo Aranha, ao lado do Museu de Venâncio Aires. As inscrições precisam ser realizadas com antecedência, pois as vagas são limitadas.

O valor da passagem é R$ 15 por pessoa e a saída do transporte, no dia do evento, ocorre na Praça da Matriz. De acordo com a coordenadora de Turismo do Município, Angelica Diefenthäler, a ideia é realizar um momento de 'bergamotear' - adaptação da expressão popular 'lagartear', usada para o hábito de comer bergamota ao sol.

Neste ano, o 'Bergamoteando' ocorre junto à Figueira Centenária e ao Mirante Lauro Erdmann e contará com a degustação e venda de bergamota, além de produtos coloniais locais. Os proprietários do Mirante estão preparando algumas atrações pensando, principalmente, no público infantil, como um passeio de carroça e o "berichrutsch" - antiga brincadeira de escorregar no potreiro sentado na palha de coqueiro.

Colhe e Pague

Durante o evento, ocorrerá o lançamento do projeto-piloto de Turismo Rural - Sistema Colhe e Pague, que se estende durante os fins de semana de junho, em propriedades rurais cadastradas para visitação com colheita paga de bergamota, frutas, verduras e legumes da época.