fechar

Tempo de lazer para inventar e desenvolver tecnologias

por: Jaqueline Caríssimi | Edição: Fernando Uhlmann
Data: 28/02/2014 | 16:58

Leandro Wagner tem uma trajetória desde a infância de inventar e recriar de tudo o que se possa imaginar. Com 32 anos de idade, reside no Loteamento Artus, no bairro Morsch.

Desde a infância sempre gostei de fabricar meus próprios brinquedos, quando pequeno, fabriquei pequenas carretas de ladeiras (todo em madeira especificamente para terrenos de pisos irregulares), carrinho de Fórmula Um de madeira, brinquedo caseiro de puxar um barbante e que iniciavam um voo panorâmico

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateMotor tem objetivo de transformar a fontes de calor em energia elétrica
Motor tem objetivo de transformar a fontes de calor em energia elétrica

Entre microfone sem fio, luz de emergência, amplificadores de potência, tanto módulo simples para som automotivos ou residencias; sistema de coletas de água automatizado está a recriação famosa do motor Stirling. Famosa por que tem mais de um milhão de acessos o vídeo produzido por Leandro e que também pode ser visualizado por meio da site da Folha do Mate.

O motor

A origem do nome é pelo motor ter sido inventado pelo pastor escôces Robert Stirling, em 1816. O motor foi recriado por Leandro utilizando sucata como latas das mais variadas, balão, raio de bicicleta, cola de silicone de alta temperatura, seringa de vidro, CDs, solda de estanho e alguns aparelhos eletrônicos sucateados. Por meio de pesquisas na Internet Leandro conta que iniciou um longo e desafiador trabalho. 'Naquela época, não existia nenhum tipo de informação referente a este tipo de trabalho, somente informações básicas, na qual não foram suficientes para ter êxito em sue funcionamento. Então, depois de inúmeras alterações, desisti do modelo inicial e passei a desenvolver um outro modelo, onde foram mais um mês de trabalho, até que finalmente o motor deu suas primeiras voltas sozinho', conta. Leandro recriou também, novo modelo de motor conhecido como "Stirling Alfa Ross Yoke", dentre todos os modelos, é o mais difícil de construir, porém com melhor performance, sendo possível ultrapassar facilmente os 3000 rpm (3000 rotações por minuto) e capaz de ligar um luz de emergência com 30 leds, isso tudo com uma pequena chama a álcool.

 Confira o vídeo feito por Leandro Wagner, funcionário da Folha do Mate:

Canal da Folha no Youtube: http://www.youtube.com/channel/UCSCIT3ELJDxyGGNUjRqW3iA

 

Canal do autor: http://www.youtube.com/user/leandrojwfolha


 

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 28/02/2014