fechar

Seguem abertas inscrições para descarte de pneus

por: Juliana Bencke
Data: 10/10/2018 | 08:20

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente prorrogou até o fim da semana as inscrições para interessados em realizar o descarte de pneus velhos de forma gratuita, em Venâncio Aires. De acordo com a fiscal do Meio Ambiente Carin Gomes, a intenção é garantir o carregamento total de um caminhão com o material, para isso, é necessário que as pessoas façam o cadastro e informem a quantidade de pneus.

O recolhimento será realizado pela empresa Reciclanip, de São Paulo, que utiliza a matéria-prima para produção de artefatos de borracha, tapetes automóveis, pisos industriais e quadras poliesportivas, além de asfalto de borracha e utilização em combustível alternativo, entre outras opções.

Foto: Divulgação / DivulgaçãoPneus de todos os tipos poderão ser encaminhados para reciclagem
Pneus de todos os tipos poderão ser encaminhados para reciclagem

Além de borracharias, oficinas de bicicletas e demais empresas, cidadãos que têm algum pneu velho em casa poderão realizar o descarte, sem nenhum custo, mediante inscrição na secretaria de Meio Ambiente, na rua Sete de Setembro, na esquina com a Osvaldo Aranha, no Centro. A previsão é de que o recolhimento ocorra ainda este mês, na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), no bairro Aviação.

Podem ser descartados pneus de todos os tipos, como de carros, motocicletas, bicicletas, caminhões, tratores, empilhadeiras e demais máquinas, além de câmaras. Em caso de pneus de trator, empilhadeira ou outras máquinas, é preciso comunicar, também, o tamanho e o número da matrícula e do DOT - código gravado no pneu.

A articulação do Município para viabilizar o recolhimento dos pneus atende a uma exigência do Ministério Público. A intenção, é de que nos próximos meses, ocorram outras ações visando garantir a efetivação da Lei da Logística Reversa, para destinação correta de lâmpadas, pilhas e baterias.

>> O tempo de decomposição do pneu é indeterminado. Além da poluição ao meio ambiente, o descarte irregular de pneus gera criadouros de mosquito, por concentrar água parada.