fechar

Renilda Frey vence I concurso de resgate de receitas antigas

por: Edemar Etges
Data: 13/09/2018 | 08:12
Vivo

Com a receita ´Macrone (doce de amendoim)`, a integrante do Clube de Mães de Linha Cecília, Renilda Frey, venceu a primeira edição do concurso de resgate de receitas antigas. Em segundo lugar ficou Delci Alvina Menzel, do Clube de Mães Unidas de Linha Isabel com a receita ´Doce de mel e melado` e, em terceiro lugar ficou Leonícia Hinterholz, do Clube de Mães Primavera de Vila Palanque com a receita ´Schimier de ovo`.

Foto: Edemar Etges / Folha do MateDelci Alvina Menzel, Renilda Frey e Leonícia Hinterholz são as vencedoras da primeira edição do concurso de resgate de receitas antigas
Delci Alvina Menzel, Renilda Frey e Leonícia Hinterholz são as vencedoras da primeira edição do concurso de resgate de receitas antigas

O concurso foi realizado na tarde de ontem, na Câmara de Vereadores e integrou a programação do I Fórum de Soberania e Segurança Alimentar e foi promovido pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, com o apoio da Câmara de Vereadores, Gabinete da Primeira-Dama, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires e Sindicato Rural de Venâncio Aires. Ao todo, concorreram 19 receitas e, segundo informado pela extensionista de Bem Estar Social da Emater/RS-Ascar Lissandra Rebelatto, as receitas serão editadas num livro que será patrocinado pelo Sindicato Rural de Venâncio Aires.

Foram avaliados os seguintes itens: apresentação do prato; explicação oral; a origem dos produtos; a história da receita; e, o sabor. A ordem de apresentação das receitas foi definida durante a reunião realizada no dia 6 de setembro, entre as concorrentes e as entidades promotoras do concurso. A comissão julgadora esteve formada por Leila Ghizzoni, Marcelo Frey, Leonila Weber, Iloisabeta Machado e Gabriela Banchê.

A fonte de nossa saúde está nas práticas que escolhemos ao longo de nossa vida.'
LEILA GHIZZONI
Nutricionista da Emater/RS-Ascar

'A receita traz a história e a memória dos alimentos e também, a segurança e a soberania alimentar', frisou a nutricionista da Central da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre Leila Ghizzoni. Ela acrescentou que por trás das receitas, está o aproveitamento integral dos alimentos. 'É a melhor forma de aproveitar as potencialidades dos alimentos e seus nutrientes, proporcionando uma alimentação saudável.