fechar

Praça Evangélica encanta visitantes

por: Cassiane Rodrigues
Data: 11/04/2019 | 07:00
Fenachim
Foto: Cassiane Rodrigues / Folha do MateGiulia aproveitou para brincar na Casa do Coelhinho
Giulia aproveitou para brincar na Casa do Coelhinho

Um espaço que muitas vezes ficava esquecido, agora está de "cara nova" e, mais do que isso, encanta quem passa pelas redondezas. A Praça Henrique Bender, conhecida como Praça Evangélica, concentrou a decoração de Páscoa neste ano em virtude da reforma que está sendo realizada na Praça da Matriz.

Além disso, desde setembro o local passa por revitalização. Quem vai até a Praça Evangélica encontra a Vila da Casa do Coelho, onde cada espaço tem um símbolo para trazer a reflexão de valores esquecidos na sociedade; coelhos de verdade em tocas fixadas no local; pirulitos coloridos e túneis decorados dão cor e encantamento ao ambiente.

Na manhã de terça-feira, 9, duas mães acompanhavam seus filhos na pracinha e disseram estar encantadas com o espaço. Iraci Anhaya, 40 anos, é moradora de Passo do Sobrado e estava junto com a filha Giulia, 4 anos. 'Meu marido veio vender tabaco e eu nós viemos junto para passear. Estou encantada com a praça, está tudo lindo', afirma.

Foto: Cassiane Rodrigues / Folha do MateIraci e Fátima conheceram as novas instalações da Praça Evangélica nesta semana
Iraci e Fátima conheceram as novas instalações da Praça Evangélica nesta semana

Fátima Faleiro, 40 anos, acompanhava o filho Miguel, 4 anos, que se divertia na praça enquanto a mãe tricotava. Eles moram em Cerro dos Bois e vieram para a cidade para consultar e aproveitaram para conhecer as novas instalações da praça. 'Ficou muito bom depois da reforma e a decoração está muito bonita', diz. 

O projeto Magia da Páscoa é uma iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama e Secretaria de Cultura e Esportes de Venâncio Aires. Segundo a primeira-dama do município, Cristiane Wickert, a intenção neste ano foi não gastar com a promoção de espetáculos, mas possibilitar à comunidade de aproveitar o espaço da praça. 'A gente centralizou na Praça Evangélica não só a decoração mas um espaço para as crianças brincarem', afirma.

MATEADA
Ela reforça que a comunidade está convidada a participar no próximo sábado, 13, da mateada de início das comemorações pascais que estava prevista, inicialmente, para o último domingo. O evento foi transferido em virtude do mau tempo.

No evento, brinquedos infláveis gratuitos estarão disponíveis para as crianças. Apresentações musicais, malabares, pernas de pau, artesanato, distribuição de erva-mate e brindes também estão na programação. O evento é promovido em parceria com a empresa Startup, que completa um ano da instalação do equipamento icehot - que fornece água gelada e quente - na Praça Evangélica.

Foto: Cassiane Rodrigues / Folha do MatePirulitos gigantes e túnel decorado encantam visitantes
Pirulitos gigantes e túnel decorado encantam visitantes

'É um espaço para a família'
A revitalização do espaço da Praça Evangélica começou em setembro do ano passado. O Gabinete da Primeira-Dama contou com o apoio de mais de 20 empresas para as melhorias do espaço. 'O meu propósito sempre foi esse de melhorar alguns aspectos e realizar projetos que nem eram padrão de serem realizados pelo gabinete', relata Cristiane.

Um dos propósitos era de fixar os bancos para que eles não pudessem mais serem arrastados. Além disso, foram instalados novos brinquedos na pracinha e mais alguns ainda devem compor o espaço de lazer. 'Ainda serão colocados brinquedos para bebês, só não fizemos ainda porque o marceneiro responsável está trabalhando em melhorias no Parque do Chimarrão para a Fenachim', garante. Além disso, deve ser feito o cercamento da pracinha. 'Para dar tranquilidade aos pais vamos fechar com tela ou outro material para evitar que as crianças saiam da pracinha'.

A Associação Caravana Luzes de Natal doou dois brinquedos adaptados para crianças cadeirantes. 'Pedimos para os pais que orientem seus filhos a não usar os brinquedos adaptados pois eles podem acabar estragando', reforça.

 

 

'Espero que a comunidade aproveite e ajude a cuidar.'
CRISTIANE WICKERT
Primeira-Dama de Venâncio Aires