fechar

ONG COAT retoma atividades com nova diretoria

por: Cassiane Rodrigues
Data: 08/11/2018 | 18:40

Em agosto deste ano um grupo de adeptos da cultura de rua se reuniram para a retomada das atividades da ONG Consciência e Atitude (COAT). Representantes de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul, Rio Pardo e Lajeado participaram do encontro.

A ONG promove trabalhos sociais e culturais nos bairros de Venâncio Aires desde 2006. Em 2009, obteve o registro e passou a atuar também na região. Durante o período, foram promovidas oficinas semanais, eventos culturais e beneficentes e apresentação de escola de samba.

Segundo o atual presidente da entidade, Djalma Silva, a equipe se prepara para apresentar uma nova diretoria para assumir a entidade. 'A COAT veio pra legalizar e nortear muitos trabalhos que sempre foram desenvolvidos por voluntários, não tinham representatividade e por questões legais e burocráticas sempre encontraram muitas barreiras diante seus projetos", explica.

Foto: DivulgaçãoRepresentantes da região elegem nova diretoria para continuar trabalhos
Representantes da região elegem nova diretoria para continuar trabalhos

Eduardo Vaz, proponente ao cargo de presidente, fala sobre a importância da união entre representantes culturais de diversos municípios. "Vamos trabalhar em conjunto, somando forças e dividindo experiências, buscando ir de encontro com as possibilidades de atuação em cada município', destaca Vaz.

Segundo a organização, a ONG busca trabalhar em prol do desenvolvimento da cultura e do ser humano de forma geral. Além disso, proporcionar oportunidades para artistas locais e fomentar a cadeia produtiva da cultura. A COAT já celebrou convênios e desenvolveu projetos com organizações públicas e privadas.

A nova formação da ONG está em fase de preparação da documentação e o plano de trabalho. A intenção é que o grupo comece a atuar ainda neste ano. A presidência ficará com o MC, compositor e produtor cultural Eduardo Vaz, de Venâncio Aires. Ele é conhecido como Mano Du e já participou de diversos eventos no município e estaduais, como "COHAB é só Rap", em Porto Alegre; "Batalha da pista", em Santa Cruz do Sul, entre outros.

Vaz foi o organizador do evento "Rolê no park", que teve quatro edições em Venâncio. Os demais cargos serão definidos em breve. Representantes dos quatro elementos da cultura hip-hop Bboy, Mc's, DJ e grafiteiro formam o grupo de trabalho.