fechar

Mutirão retira cinco toneladas de lixo e entulhos do arroio Castelhano

por:
Data: 01/09/2014 | 15:42

Membros da Administração Municipal de Venâncio Aires, Defesa Civil e coordenadores dos Núcleos de Defesa Civil Comunitária (Nudecs) acordaram cedo na manhã de sábado, 30, para uma ação de socorro ao arroio Castelhano. Integrando o plano de prevenção a novas enchentes, o grupo atuou na limpeza das margens do arroio recolhendo lixo e entulhos trazidos pela enxurrada do último dia 29 de junho. Em três horas de ação, aproximadamente cinco toneladas de lixo foram recolhidas. A ação segue nessa segunda-feira, 1º, com uma empresa contratada para o corte e recolhimento de galhos que impedem a passagem natural das águas no arroio.

O principal manancial do município, responsável por abastecer com água toda a cidade, também sofre com o depósito irregular de lixo e esgoto. O resultado é um arroio que transborda em grandes chuvas, alagando lavouras, moradias e empresas da parte baixa da Capital do Chimarrão. Para minimizar esses efeitos, a Administração Municipal anunciou medidas em conjunto com os moradores da região. Além de contratar estudo técnico para impactos hidrológicos, foram realizadas 200 horas de serviço de dragagem no arroio e o mutirão de limpeza.

Para o mutirão, os voluntários se dividiram em duas frentes. Um dos grupos se dedicou ao recolhimento de lixo próximo ao acesso à Linha Grão-Pará, com a concentração a partir da academia ao ar livre. A outra frente atuou nas proximidades do leito no bairro Battisti, com o ponto de encontro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro.

O prefeito Airton Artus reuniu os voluntários na concentração e agradeceu a todos que dedicaram um pouco do seu tempo ao trabalho de limpeza do arroio. 'Muitos não moram por aqui e nem são prejudicados pelas cheias, mas estão aqui pensando no próximo e por uma consciência ecológica. Queremos que essas ações se tornem constantes e, a cada mutirão, mais e mais pessoas participem', destacou.

A coordenadora da Defesa Civil, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, ressaltou que muito lixo foi encontrado às margens do arroio que não foi arrastado pela enchente. 'Sofás, garrafas, roupas e animais mortos são depositados no Castelhano sem o menor pudor. É decepcionante o que se encontra depositado neste arroio', declarou. Maquinários da Secretaria Municipal da Infraestrutura e Serviços Públicos e o efetivo do Corpo de Bombeiros local participaram da ação. Três caminhões-caçamba lotados de entulho foram retirados do arroio e levado ao aterro sanitário de Minas do Leão.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires