fechar

Mutirão inicia recuperação das estradas do 9º distrito

por: Edemar Etges
Data: 04/01/2019 | 07:00
Foto: Álvaro Pegoraro / Folha do MateMesmo com a chuva verificada ontem à tarde, as equipes trabalharam normalmente na recuperação das estradas
Mesmo com a chuva verificada ontem à tarde, as equipes trabalharam normalmente na recuperação das estradas

Recuperação e melhorias das estradas com o patrolamento, encascalhamento, abertura e limpeza de valeras e, ainda, a substituição de canos dos bueiros. São as tarefas principais da equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp).

Melhorias dos acessos e dentro das propriedades com serviços diversos estão sob a responsabilidade da Patrulha Agrícola vinculada à Secretaria Municipal de Agricultura. Todas estas atividades integram o mutirão que a Administração Municipal iniciou na quarta-feira, 2, na região do 2º e 9º distritos. Também acompanha os trabalhos a equipe da iluminação pública que efetua as trocas das lâmpadas queimadas.

Segundo o vice-prefeito Celso Krämer - que também responde interinamente pela Sisp - o mutirão se iniciou pelo 9º distrito devido ao fato daquela região ser muito baixa e concentrar muita umidade no inverno. 'Isto dificulta e atrapalha muito as capatazias na hora de trabalhar na recuperação e melhoria das estradas nesta estação.

Já o verão é muito propício para efetuarmos estes serviços naquela região', explica. Como a Administração Municipal tem seis capatazias constituídas e em funcionamento, Krämer acredita que em 2019, todas as estradas serão recuperadas, atendendo assim, as reivindicações dos produtores rurais.

AVANÇOS
Krämer observa que a cada dia, a Administração Municipal procura atender melhor o interior, melhorando as condições das estradas e os acessos às propriedades. Segundo ele, neste ano, o governo municipal vai avançar muito nesta questão. 'Temos máquinas que nunca andaram e queremos colocá-las em uso e, além disso, choveu muito nos últimos meses do ano passado, o que dificultou e atrasou o nosso cronograma', observa.

Ele solicita aos moradores do interior que tenham ainda um pouco de paciência, pois todos os distritos serão atendidos e que isto, vai depender muito das condições favoráveis do tempo. Ontem à tarde, mesmo com a chuva, as equipes trabalharam normalmente.

Krämer observa ainda que, sem o mutirão, a municipalidade não está conseguindo atender as solicitações dos produtores rurais e isto ocorre devido à deficiência de operadores que estão no período de férias nos meses de janeiro e fevereiro. 'Por isso, concentramos as equipes das duas secretarias no mutirão. Estamos com as pedreiras licenciadas e os britadores adquiridos e funcionando. Por isso, acredito que vamos conseguir atender toda a demanda da recuperação e manutenção das estradas do interior.'

'Até agora, apenas apagamos incêndios. Em 2019, vamos melhorar o acesso dos produtores para eles poderem escoar a sua produção, pois o setor primário é responsável pelo maior retorno de ICMS para o município'.
CELSO KRÄMER
Vice-prefeito de Venâncio Aires